BAURU - Audiência de conciliação amanhã discute rumos da greve

15/05/2018

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Bauru e Região (SindSaúde) deu entrada em processo de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15), para discutir os rumos da greve dos funcionários da Saúde que atuam nos hospitais de Base, Estadual, Maternidade Santa Isabel e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Nesta terça-feira (15), completam seis dias de paralisação. O pedido foi acatado pelo órgão, que marcou a audiência para essa quarta-feira (16), às 13h30, na sede do TRT-15, em Campinas.

No final da tarde da última sexta (11), a categoria enviou uma contraproposta à Famesp, gestora das unidades, abrindo mão dos 3,5% de reajuste salarial, desde que os benefícios fossem mantidos. Em nota, a Fundação disse que teve conhecimento da assembleia enquanto analisava o documento, nessa segunda (14) à tarde, e criticou a iniciativa.

A Fundação diz que as negociações ainda não tinham sido esgotadas e que o prazo de cinco dias para análise da contraproposta, imposto pelo próprio sindicato, não havia sido respeitado. "Diante disso, não resta outra alternativa a não ser aguardar a oitiva. A Famesp lamenta que o SindSaúde conduza a situação dessa forma, transparecendo que, de fato, nunca teve interesse em negociar", frisa.

Advogado do sindicato, Evandro de Oliveira Garcia disse que o objetivo da audiência é que o TRT-15 aprecie a situação da greve. Ele reforça que a categoria está cumprindo a liminar obtida pelo Ministério Público na última sexta, exigindo 100% do efetivo em setores essenciais e 50% nos demais serviços. "Vamos aguardar a audiência com o Tribunal para avaliar se iremos entrar com recurso contra a liminar".

O promotor Enilson Komono, que atua na área de saúde pública do município, confirmou ao JC que a categoria está cumprindo a ordem judicial. "Portanto, o MP está apenas acompanhando o movimento, para que o atendimento aos pacientes seja, de fato, preservado", declara.

Segundo o advogado do SindSaúde, a adesão à paralisação caiu. "Hoje (segunda-14), estão parados em torno de 50 trabalhadores. A liminar causou um certo receio e ainda continuam circulando notícias de punição aos trabalhadores parados", aponta.

PROTESTO

Um grupo de funcionários da Famesp protestou ontem na Câmara Municipal. A sessão chegou a ser interrompida e cinco trabalhadores se reuniram com a vice-presidente da Casa de Leis, a vereadora Telma Gobbi (SD), que é a presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Marco Antônio da Silva destacou que os técnicos de enfermagem ganham R$ 1.390,00 na Famesp, enquanto, em outras fundações pelo Estado, segundo ele, o valor passa de R$ 2.300,00. O vereador Carlão do Gás (MDB), durante o uso da tribuna, manifestou solidariedade aos trabalhadores. Também ficou agendada uma reunião na quinta, às 10h, entre os funcionários e a Comissão de Saúde da Câmara.

Fonte: JCNet