12 dicas de gerenciamento de tempo que toda enfermeira deve saber

12/08/2019

Dicas de gerenciamento de tempo para enfermeiros

O trabalho de uma enfermeira não é tão fácil quanto o que a maioria das pessoas pensa. Além de administrar medicamentos, auxiliar os pacientes durante a deambulação e realizar avaliações e procedimentos de rotina em seu turno, eles também têm que terminar as tarefas que deixaram em casa e atender às necessidades de suas famílias. Com todas as coisas que eles têm que fazer, é fácil sentir-se esgotado.

Se você está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e as coisas que você precisa fazer em casa, aqui estão algumas das dicas mais eficazes de gerenciamento de tempo para enfermeiras que você achará úteis.

1 Chegar cedo

Um turno de trabalho de 8 a 12 horas pode soar muito longo para outras pessoas em empregos regulares. Para os enfermeiros, no entanto, ainda pode não ser suficiente, especialmente com o número de pacientes que você tem que lidar e todas as tarefas que precisam ser feitas.

Para garantir que você não chegue mais tarde do que deveria devido a essas tarefas, tente chegar de 20 a 30 minutos antes do turno. Você pode usar esse tempo para examinar os prontuários de seus pacientes e preparar seu plano de atendimento. Ter uma visão geral de suas tarefas lhe dá a chance de planejar seu turno corretamente.

2Configure prioridades

Depois de ter uma ideia do que precisa ser feito, é hora de definir suas prioridades. A priorização é uma competência obrigatória para todas as enfermeiras e também é uma das habilidades mais desafiadoras para se dominar.

Ao definir suas prioridades, descubra as tarefas mais urgentes e importantes. Várias condições médicas variam em complexidade, portanto, certifique-se de fazer sua avaliação corretamente.

Um parâmetro que você pode usar é as conseqüências das tarefas, caso não consiga executá-las imediatamente. Mudar o IV do paciente, por exemplo, deve ser feito primeiro antes de drenar a bolsa de urina para evitar coágulos sanguíneos e embolia.

3 Estimar quanto tempo levará para concluir uma tarefa

Além da priorização, você também deve ter uma ideia de quanto tempo você precisa gastar por tarefa. Uma das razões mais comuns pelas quais os enfermeiros não conseguem concluir tudo o que precisam fazer em um único turno é o excesso de confiança em suas habilidades.

Lembre-se, existem várias coisas que podem acontecer em um turno de 12 horas. Haverá médicos fazendo suas rondas, os pacientes batendo em seus sinos e parentes fazendo perguntas. Certifique-se de configurar alguma permissão entre as tarefas para acomodá-los.

4Evite tarefas que não estão na sua lista

Se algo não estiver na sua lista, provavelmente não está lá por um motivo. Enviar e-mails e mensagens de texto e conversar com seus colegas pode ocupar muito do seu tempo, mesmo que você tenha pensado em fazê-lo por 5 minutos. Não seja vítima desse tipo de raciocínio e permaneça concentrado em sua lista, a menos que o bem-estar e a segurança de seus pacientes exijam isso.

5Aprenda a dizer não

Enfermeiros são os prestadores de cuidados primários de seus pacientes. Isso, no entanto, não significa que você precisa atender a todas as necessidades deles ao mesmo tempo. Multitarefa, embora pareça útil, pode na verdade ser prejudicial para você e seu paciente.

Se um paciente se aproximar de você com um pedido não urgente, saiba como recusar educadamente por enquanto e oferecer-se para vê-lo mais tarde, depois de concluir suas tarefas urgentes. Isso é o mesmo para os colegas que pedem ajuda. Se você sabe que a solicitação não é urgente, saiba como dizer não sem que seus colegas de trabalho se sintam mal.

6Ouça

Ter um turno ocupado pode facilitar a supervisão das coisas. Tanto quanto possível, não presuma que todos os pacientes que entrarão em contato com você terão um pedido mesquinho. Suas prioridades podem diferir das suas, por isso certifique-se de que você ainda presta atenção ao que elas têm a dizer.

Veja também: Não diga isso, diga isto: 7 exemplos de melhores maneiras de cabeceira para enfermeiras

7Faça uma pausa

Mesmo se você não acha que precisa de uma pausa, faça uma. Seu corpo e sua mente ainda precisam respirar, especialmente com a forma como o trabalho no hospital pode ser estressante. Aproveite o tempo para recolher seus pensamentos, beber água e fazer uma pausa no banheiro, se necessário.

Coma suas refeições no horário também. Seu cérebro e corpo só podem funcionar no seu melhor se você tiver energia suficiente. Se não for possível fazer uma refeição adequada, tente comer algumas barras energéticas caseiras, frutas ou sanduíches.

8Conheça flexibilidade

Se você trabalha na ala, saberá como a configuração pode ser imprevisível. Devido a esse ambiente, você precisa saber como atualizar suas prioridades de vez em quando, especialmente se houver pacientes recém-admitidos que precisem de atenção e cuidados urgentes.

9Se organize

Não deixe que os papéis se acumulem na sua mesa e evite deixar o equipamento ficar por perto quando não estiver em uso. Manter o seu espaço de trabalho organizado e livre de desordem pode ajudá-lo a manter-se produtivo durante todo o seu turno. Também pode ajudar a evitar riscos no trabalho.

10Mantenha as notas

Manter anotações mentais de sua tarefa é aceitável. No entanto, para garantir que você não perca detalhes importantes, crie o hábito de anotar as coisas. Você pode escrever o nome de todos os seus pacientes em um papel, juntamente com as tarefas associadas que você precisa realizar por pessoa. Se isso não é sua coisa, você pode simplesmente criar uma lista de tarefas e marcar cada caixa conforme você a realiza. Mantenha o notebook facilmente acessível, como dentro do bolso do seu uniforme. Você pode usar a mesma coisa ao escrever valores de laboratório ou informações importantes de médicos.