Saiba conferir o valor exato da primeira parcela do 13º do INSS

26/08/2019

 Saiba conferir o valor exato da primeira parcela do 13º do INSS

 
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já conseguem conferir quanto receberão no depósito da primeira parcela do 13º. A checagem é feita no portal Meu INSS. Para isso, é preciso ter senha. Quem não tem pode criar uma para ter acesso aos dados.
 
O pagamento será feito a partir de segunda-feira (26), junto com o benefício de agosto, seguindo o calendário mensal de liberações. Nesta parcela, quem já era aposentado em janeiro terá exatamente a metade do valor que recebe todo mês.
 
 
A segunda parte da grana começa a ser paga em novembro. Nela, há o desconto do Imposto de Renda. O INSS calcula o IR sobre o valor total do benefício e faz o desconto do imposto, para quem está obrigado a pagá-lo. Há também o abatimento do que já foi liberado na primeira parcela do 13º.
 
Para o segurado que começou a receber um benefício a partir de fevereiro de 2019, o valor do abono de Natal será menor. O cálculo é proporcional ao número de meses em que o segurado tem a grana até o fim deste ano.
 
Quem começou a receber a aposentadoria ou a pensão em março, por exemplo, terá o abono proporcional a dez meses. Os segurados que se aposentarem a partir de agora receberão as duas partes do 13º do INSS juntas, entre os meses de novembro e dezembro.
 
O trabalhador que está recebendo um benefício por incapacidade também recebe o abono de Natal. Neste caso, a conta também é diferente. O valor é calculado entre janeiro (ou o mês em que teve início o afastamento do segurado) e agosto.A antecipação do 13º deve passar a ser permanente. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou uma medida provisória instituindo o pagamento. Até o ano passado, a liberação da grana em agosto dependia de decreto. Quem recebe benefício assistencial ou salário-maternidade não tem direito.
 
 
Fonte: Folha de Sp
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa