De olho na grana do FGTS, empresas fazem promoções

16/09/2019

Os saques parciais do FGTS, que começaram na última semana, têm chamado a atenção não só dos trabalhadores, mas também de marcas e lojas que veem na liberação uma oportunidade de ampliar a clientela.

Nesta primeira fase, que vai até o dia 26 de setembro, têm direito ao resgate de até R$ 500 por conta —ativa ou inativa— apenas os nascidos entre janeiro e abril que têm conta-corrente ou poupança na Caixa.
Varejistas como o Magazine Luiza prepararam promoções ‘sob medida’ para fisgar o consumidor.

É possível encontrar fogão (R$ 422,91), bicicleta (R$ 417,91) e Kindle (leitor de livros digitais) por R$ 419.
Nas Casas Bahia, o consumidor encontra itens como micro-ondas (R$ 429), fritadeira sem óleo (249,90) e home theater (R$ 479).

Quem quer aproveitar a grana extra para viajar também encontra opções. A Skyscanner, site de busca de passagens, tem voos de ida e volta, saindo de São Paulo ou Guarulhos, para destinos como Florianópolis e Rio de Janeiro (por R$ 359 e R$ 347, respectivamente).

A Decolar, agência de viagens online, tem pacotes completos, com voos de ida e volta e hospedagem para destinos como Belo Horizonte (a partir de R$ 230) e Vitória (a partir de R$ 440).

Segundo pesquisa da Boa Vista (serviço de proteção ao crédito), 56% dos consumidores que vão sacar o FGTS vão pagar contas. Deste total, 37% vão quitar dívidas do cartão de crédito, vilão do endividamento, e 27% vão pagar boletos.

É o caso da professora Luana Silva, 44 anos. Ela sacou aproximadamente R$ 1.000 de duas contas inativas.

“Pretendo adiantar algumas contas e quitar compras parceladas no cartão de crédito. É uma dor de cabeça a menos”, comemora.

Para Vitor França, economista da Boa Vista, o ideal é eliminar dívidas de juros maiores. “Mesmo que o dinheiro dê para sanar 100% do débito, vale tentar a renegociação com o credor.” Segundo ele, quem quer usar o FGTS para consumo precisa ficar atento ao método de pagamento.

Liberação do Fundo de Garantia | Pesquise antes de gastar
A Caixa Econômica Federal começou a liberar, na última sexta (13), o saque-imediato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Trabalhadores com contas ativas e inativas podem sacar até R$ 500; primeiro, os valores são pagos a clientes da Caixa e, depois, aos demais

Veja com o que gastar