Rede recebe aval para iniciar obras de hospital em Campinas, mas valor de investimento e cronograma estão indefinidos

07/01/2020

A Rede D'OR confirmou na tarde desta sexta-feira (3) que o cronograma de obras e o valor do investimento na unidade do Hospital São Luiz que será construída na região de Campinas (SP) estão indefinidos, embora um projeto tenha sido apresentado para a prefeitura em junho de 2016. Na semana passada, a empresa responsável pela construção recebeu a licença ambiental de instalação.

"O documento atesta a viabilidade ambiental para início das obras referentes à edificação de prédio hospitalar que se localizará no terreno da antiga rodoviária de Campinas, na região central do município", informa texto do governo. A licença foi concedida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente

A unidade é particular e ficará no terreno da antiga rodoviária, entre as avenidas Andrade Neves e Barão de Itapura. O novo hospital é tratado como um "projeto estratégico" pelo governo municipal, e a apresentação dele ocorreu após a administração garantir uma redução do índice cobrado pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) - de 5% para 2%, extensivo para área médica hospitalar. Entre os benefícios considerados pelo Executivo estão potencial para estimular a revitalização da área.

Imagem registrada em 2018 de área onde hospital será construído — Foto: Fernando Evans / G1Imagem registrada em 2018 de área onde hospital será construído — Foto: Fernando Evans / G1

Projeto do hospital
O plano inicial levado para a administração municipal previa construção em duas etapas, a primeira delas com investimento de R$ 314 milhões. Abertura de 260 leitos na primeira, para depois alcançar 430, incluindo no projeto 120 em UTIs, além de dez salas de cirurgia robótica. Na ocasião, a projeção de empregos indicava 2,5 mil vagas diretas na primeira fase, e mais 1,5 mil na segunda.

A instituição, entretanto, não respondeu se o plano está mantido ou deve ser alterado na implantação.

"A Rede D'Or São Luiz confirma a liberação da autorização da Prefeitura de Campinas para a construção da nova unidade. O cronograma de obras e investimento ainda está sendo definido pelas áreas responsáveis, sempre respeitando os compromissos assumidos pela empresa", diz nota.