Campinas encerra atendimento exclusivo Covid em três centros de saúde a partir de segunda-feira

16/04/2021

A UGT e o Solidarity Center vão promover no dia 19 de abril importante reflexão sobre “Assédio moral” e Jo dia 20 de abril, o tema em debate é “Saúde mental”.

Aberto para todos os interessados, o presidente da Federação, Édison Laercio de Oliveira, convoca os trabalhadores da saúde para participar e ampliar conhecimentos sobre o tema. “Para se inscrever, basta clicar em um dos telefones ou no e-mail . Pelo próprio celular se faz é fácil fácil . Vamos participar pois é um tema que vem aumentando a preCampinas (SP) anunciou nesta quinta-feira (15) que os centros de saúde São Bernardo, Capivari e Costa e Silva deixarão de fazer atendimento exclusivo de casos de Covid-19 a partir de segunda-feira (19). A medida foi tomada diante da redução nos atendimentos de pacientes sintomáticos. Por conta disso, a abertura de unidades aos sábados e domingos também foi encerrada.

Em nota, a administração informa que há uma pressão menor nas portas dos prontos-socorros e pronto atendimentos municipais depois de um mês da medida em vigor. Em 15 de março, a média de atendimentos diários de pacientes sintomáticos respiratórios era de cerca de 1,6 mil, e o número reduziu para 1,2 mil.

Com isso, os centros de saúde São Bernardo, Capivari e Costa e Silva volta a fazer os atendimentos de rotina que tinham sido remanejados.

Mesmo com o fim do atendimento exclusivo, os centros de saúde continuam sendo indicados pela Secretaria de Saúde como referência para casos de baixa gravidade. "As unidades têm equipes de acolhimento disponíveis para atender e essa medida também pode auxiliar as unidades de pronto atendimento a focarem em casos de maior gravidade", destaca a pasta.

Abertura aos sábados e domingos
A prefeitura anunciou que por conta do mesmo motivo, ou seja, uma redução nos atendimentos, os centros de saúde Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva não vão mais funcionar aos sábados e domingos.

"No primeiro final de semana, entre 20 e 21 de março, foram realizados 459 atendimentos nestas unidades. Já no último, entre 10 e 11 de abril, foram feitos 110 atendimentos", informa, em nota.

Outras unidades continuam a funcionar de segunda à sábado, confira abaixo:

Parque Valença;
Jardim Florence;
Jardim Capivari;
Santa Lúcia;
Jardim Vista Alegre;
União dos Bairros;
DIC 1;
Santo Antônio;
Vila Ipê;
São Quirino;
Jardim Aurélia
Além do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo telefone 192, continuam atendendo em horário integral:

Pronto-socorro do Hospital Mário Gatti;
Pronto-socorro do Hospital Ouro Verde;
Pronto-atendimento Padre Anchieta;
Pronto-atendimento Campo Grande;
Pronto-atendimento São Joséocupação na área de saúde e segurança no trabalho”, destaca ele.