Recentes falas de Guedes irritam Senado e preocupam equipe econômica

21/09/2022

 O tom mais crítico e cheio de promessas adotado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nos últimos dias tem encontrado uma maior resistência dentro do Congresso Nacional, em especial entre os senadores da República.

 
 
De acordo com interlocutores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anda reclamando dos recentes posicionamentos do ministro. Dentro da própria pasta da Economia, servidores de carreira temem ainda o que Guedes fará em um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro para tirar do papel promessas feitas nas últimas semanas.
 
 
 
Segundo, Pacheco estaria chateado com a fala crítica do ministro, nesta segunda (19), durante o Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
 
Na ocasião, Guedes voltou a cobrar a aprovação de uma parte da chamada reforma tributária que está paralisada no Senado. No entanto, desta vez, atacou diretamente os senadores.
 
“Não adianta cobrar imposto que é fácil de cobrar, mas que destrói a indústria brasileira. É preciso uma transição para o imposto de valor adicionado, que estava na nossa proposta de reforma tributária, que ficou presa no Senado, por interesses, porque havia tributação sobre lucros e dividendos”, afirmou o ministro.
 
Dentro do ministério da Economia, servidores de carreira disseram à CNN Brasil estarem preocupados ainda com o aumento de promessas feitas pelo comandante da pasta nos últimos dias, com a aproximação das eleições. Entre elas estão o fato de o ministro ter se comprometido com o aumento permanente no valor do Auxílio Brasil, a revisão nos cortes do programa Farmácia Popular, além de uma reformulação da lei do teto de gastos.
 
Procurado sobre as falas e promessas do ministro Paulo Guedes, o ministério da Economia informou à reportagem que não irá comentar os assuntos.
 
Fonte: CNN

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa