Dieese divulga estudo sobre negociações coletivas de agosto

23/09/2022

As negociações coletivas de trabalho, importante ferramenta que as entidades sindicais utilizam para conseguir aumentos salariais e benefícios para os trabalhadores.

O Dieese divulga todo mês, dados sobre as negociações coletivas que estão registradas no sistema do Ministério do Trabalho.

Ainda com dados preliminares, o Dieese divulgou as informações das negociações relacionadas a agosto.

Todas negociações coletivas registradas até o início de setembro relacionados a data-base agosto teve 51% conseguiram reajuste salarial com o índice de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse total, 27,5% conquistaram aumento real, enquanto 23,5% registraram resultados iguais ao índice in?acionário. O restante, 49%, não conseguiu repor a in?ação.

Deflação

O país registrou redução no acumulado da inflação em 12 meses pelo INPC. Em agosto o acumulado ficou em 8,83%. Após 12 meses acima dos 10%, a correção necessária para a data-base em setembro é a menor desde junho de 2021.

O estudo completo você confere aqui.

Fonte:  Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo - 22/09/2022