A greve dos trabalhadores do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e das Residências Terapêuticas foi suspensa na tarde desta quinta-feira (15). A categoria acatou a uma proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por conta de uma ação ingressada na Justiça pela Prefeitura de Sorocaba, pedindo o fim da paralisação, iniciada na última segunda-feira (12). O TRT sugeriu que a empresa contratada pela administração municipal para administrar essas unidades de saúde, a Associação Paulista de Gestão Pública (APGP), fizesse o pagamento dos salários e da primeira parcela do décimo terceiro até o dia 21, mediante o repasse da Prefeitura. A segunda parcela do décimo terceiro será paga no dia 28. Além disso, o tribunal pediu que fosse garantidos 30 dias de estabilidade aos trabalhadores em greve.
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde Sorocaba) esteve em audiência nesta manhã no TRT, em Campinas, quando foi feito o acordo. À tarde, o sindicato se reuniu em assembleia com os trabalhadores, que concordaram em suspender o movimento grevista até o dia 21. O SinSaúde obteve a informação de que a Prefeitura deverá fazer o repasse do valor de R$ 700 mil à APGP, até o dia 21, para fazer os pagamentos dos salários e benefícios. Já até o dia 28, será feito um novo repasse no valor de R$ 530 mil. O TRT ainda definiu que a Prefeitura e a APGP deverão pagar uma multa de 50% dos valores devidos caso não cumpram a ordem judicial.
Caso os pagamentos não sejam realizados, o SinSaúde informa que a categoria deverá cruzar os braços novamente a partir das 6h do dia 22.
Fonte: SinSaúde Sorocaba