Sinsaúde homenageia trabalhadores da saúde com diploma de Honra ao Mérito

17/05/2024

Os trabalhadores de Saúde de Campinas comemoram nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, em evento que será realizado no Expo D. Pedro, para cerca de 2 mil profissionais da saúde.

A solenidade contará com a participação de representantes da Câmara Municipal e de autoridades de Campinas e região, quando serão entregues diplomas de Honra ao Mérito a 70 profissionais das áreas de Enfermagem, Administração e Apoio que trabalham em hospitais, clínicas e laboratório. Eles foram indicados ou escolhidos por seus colegas de trabalho.

Depois da solenidade oficial, haverá coquetel de confraternização restrito aos associados ao Sinsaúde, que já retiraram seus convites com direito a um acompanhante.

“As homenagens são uma maneira de dizer que vocês são mais que importantes para a nossa sociedade, vocês são nossos verdadeiros heróis”, ressalta a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento Sofia.

O Dia do Trabalhador da Saúde é uma luta iniciada pelo Sindicato na década de 90. “Foi o Sinsaúde que conquistou o direito de estabelecer a data de 12 de maio como o Dia do Trabalhador da Saúde, sendo uma data definida por leis municipais e estadual, que garante mais um dia de folga à categoria”, explica Sofia.

A jornalista Sirlene Nogueira, assessora do Sinsaúde e da Federação Paulista dos Trabalhadores da Saúde, conduzirá a cerimônia do evento.

12 de Maio

No início dos anos 2000, diversas cidades da região de abrangência do Sindicato começaram a aprovar leis municipais em homenagem aos trabalhadores da saúde, a pedido do Sinsaúde. A primeira foi Campinas, com a lei 11.212, de 30 de abril de 2002, de autoria do então vereador Dário Saadi, atual prefeito da cidade. Seguida por Tupã, em 14 de maio de 2002. Marília aprovou a sua alguns dias depois, em 27 de maio e em 12 de julho daquele mesmo ano Americana e Dracena aprovaram suas leis.

Atualmente, todas as 18 cidades com subsedes e postos de atendimento do Sinsaúde têm leis em homenagens aos trabalhadores da saúdes.

Em 2024, completam-se duas décadas desde a instituição da lei estadual 11.665, de iniciativa do deputado Rafael Silva, que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O 12 de Maio é também o Dia Mundial do Enfermeiro, em homenagem à inglesa Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem moderna, nascida em 12 de maio de 1820.

Fonte: Sinsaúde Campinas e REgião