Trabalhadores da saúde são homenageados em 7 sedes do Sinsaúde na sexta-feira

20/05/2024

Sexta-feira, 17 de maio, foi  marcada por uma série de celebrações em homenagem aos trabalhadores da saúde na região atendida pelo Sinsaúde Campinas e Região. Em comemoração ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, que ocorre em 12 de maio, sete sedes do Sindicato - Americana, Amparo, Araras, Atibaia, Dracena, Gália e Garça e Limeira - realizam eventos de reconhecimento e confraternização.

Profissionais das áreas de Enfermagem, Administração e Apoio, que desempenham suas funções em hospitais, clínicas e laboratórios, recebem o diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao seu compromisso e dedicação. Eles foram indicados ou escolhidos pelos colegas e recebem o diploma em nome de toda categoria.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, ressalta a importância dessas celebrações, destacando que é um momento de unir os associados para celebrar e valorizar o trabalho essencial realizado por esses profissionais.

“É um momento de alegria, quando nos reunimos com os associados para comemorarmos esta data tão importante para nossa categoria”, frisa Sofia.

O começo

As comemorações começaram em 2 de maio, nas sedes de Araraquara/Ibitinga, Tupã e Jundiaí. Limeira fez a entrega dos diplomas na última quarta-feira, 13, na Câmara Municipal, mas a confraternização será nesta sexta-feira.

Em Campinas, a homenagem foi realizada nesta quinta-feira, dia 16 de maio, com a presença de 2 mil trabalhadores em evento realizado no Expo D. Pedro. As solenidades contam com a participação de representantes da Câmara Municipal e de autoridades municipais.

As homenagens continuam até 13 de junho, com a entrega dos diplomas e confraternização na sede de Itu/Indaiatuba.

O 12 de Maio

A comemoração do Dia do Trabalhador da Saúde, 12 de Maio, nasceu de uma iniciativa do Sinsaúde, na década de 1990, que conseguiu incluir nas negociações de acordos e convenções um feriado para a categoria.

Atualmente, todas as 18 cidades com subsedes e postos de atendimento do Sinsaúde têm leis em homenagens aos trabalhadores da saúde.

Em 2024, completam-se duas décadas desde a instituição da lei estadual 11.665, de iniciativa do deputado Rafael Silva, que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O 12 de Maio é também o Dia Mundial do Enfermeiro, em homenagem à inglesa Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem moderna, nascida em 12 de maio de 1820.

Fonte: Sinsaúde Campinas e Região