Plenária das centrais promete ser intensa em Brasília

22/05/2024

O fato sindical forte desta quarta, dia 22, em Brasília, é a Plenária das Centrais Sindicais, acompanhada de visitas a deputados, senadores, lideranças partidárias e membros de Comissões.

A plenária visa fortalecer a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, a fim de avaliar avanços, mas também apontar itens que ainda precisam ser alcançados, entre os quais a equiparação salarial entre homens e mulheres e a redução da jornada para 40 horas semanais.

Já o objeto da ação institucional e política é barrar iniciativa do senador Rogério Marinho (PL-RN), que introduziu o que se chama de “jabuti” em projeto de lei estranho à questão sindical. Relator da matéria, Marinho apresentou parecer que incluiu emendas acerca da vedação à contribuição assistencial. Ou seja, veta a taxa a ser paga pelos trabalhadores em razão da assinatura de acordo ou Convenção Coletiva.

Desde a manhã de terça (21), circulavam em Brasília boatos acerca de eventual entendimento entre Marinho e Jaques Wagner (PT-BA) pró-retirada das emendas. Existe também a possibilidade da apresentação de recurso, que exige adesão de pelo menos 11 senadores.

Temer – A questão do custeio sindical se agravou com a reforma trabalhista de Michel Temer, em 2017, que feriu gravemente as finanças das entidades de classe.

MAIS INFORMAÇÕES – Site do Diap – www.diap.org.br

Fonte: Agência Sindical