Hospital Novo Atibaia não cumpre acordo e Sinsaúde convoca trabalhadores para assembleia

23/05/2024

O Sinsaúde em Atibaia convoca os trabalhadores do Hospital Novo Atibaia, administrado pela Rede D’Or, a participarem de assembleia a ser realizada no dia 6 de junho, em frente a unidade, às 19 horas. A assembleia vai deliberar se haverá greve no dia 11 de junho, caso o hospital não pague imediatamente o reajuste salarial de 3,74% e o Piso Nacional da Enfermagem, ambos firmados em acordo assinado junto ao TRT-15 em dezembro de 2023, após cinco dias de greve dos trabalhadores.

De acordo com o diretor jurídico do Sinsaúde, Paulo Gonçalves, um ofício foi enviado a diretoria do hospital em 30 de abril solicitando os pagamentos imediatos nos termos acordados. A direção do hospital ainda não se manifestou.

“O hospital não cumpriu o acordo de pagamento do reajuste salarial e tem pago de forma irregular o piso da enfermagem, causando assim, prejuízos financeiros aos trabalhadores, por isso, se não houver a regularização imediata desses pagamentos, partiremos para greve no dia 11 de junho”, sinalizou Paulo.

Para a diretora do Posto de Atendimento do Sinsaúde em Atibaia, Vicentina da Silva Melo André, a greve é o último recurso. “Partimos para a greve quando se esgotam todas as possibilidades. O trabalhador não pode ficar sem receber”, afirmou.

O acordo
No final de 2023, os trabalhadores do Hospital Novo Atibaia ficaram em greve durante 5 dias, sendo encerrada com o acordo em audiência no TRT-15, que estabelecia o pagamento do reajuste salarial de 3,74% a partir de junho em forma de abono na folha de dezembro. Já as parcelas vencidas relativas aos meses de setembro, outubro e novembro de 2023 deveriam ter sido pagas em forma de abono, em duas parcelas, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Nenhum pagamento foi feito.

O acordo também estabelecia a implantação do piso da enfermagem de forma escalonada, em três parcelas de 50%, 25% e 25%, sendo finalizada em maio de 2024. No entanto, o pagamento vem sendo feito com atraso e, posteriormente, descontado na folha, o que tem causado dúvidas e transtornos aos trabalhadores.

“A empresa também está usando o valor devido a título de adicional de insalubridade para calcular o salário total do piso da enfermagem, ou seja, o cálculo está incorreto e deve ser corrigido”, relatou Paulo.

A presidente do Sinsaúde de Campinas e Região, Sofia Rodrigues do Nascimento, ressalta que a participação dos trabalhadores na assembleia é de extrema importância. “Temos o compromisso de lutar para que o acordo seja cumprido o mais rápido possível, por isso, é necessário que os trabalhadores participem da assembleia”, disse Sofia.

Participe da assembleia
Data: 06/06/2024