Federação Paulista da Saúde se reúne com Cofen para debater parceria em prol dos interesses da categoria

24/05/2024

Para debater temas do interesse dos trabalhadores da saúde, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo (Federação Paulista da Saúde) Édison Laércio de Oliveira se reuniu com o presidente do Cofen, Manoel Neri, em Brasília, nesta quarta-feira, dia 22 de maio. O encontro foi pedido pelo presidente do Cofen e contou com o presidente do Sindsaúde São Paulo, Jefferson Caproni e da segunda-tesoureira do Cofen, Ana Paula Brandão.

Em debate, a formação de uma frente de entidades para fortalecer as lutas comuns dos trabalhadores como o piso nacional da enfermagem e a adoção das 30 horas. E para discutir as diretrizes e bases desse consenso foi sugerido pelo presidente do Cofen, Manoel Neri, a realização de evento de nível nacional. De acordo com Neri, “o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem procurado dialogar com organizações representativas da categoria em todos os setores, para unificar uma frente forte em defesa da profissão, pois acima de todas as diferenças, está a Enfermagem,” frisou ele.

“Os representantes de todas as instituições representativas devem somar esforços em defesa das reivindicações da categoria. Precisamos fazer esse trabalho de forma séria e estratégica visando a conquista efetiva dessas pautas que são comuns a todas as entidades”, destacou Édison Laércio de Oliveira. De acordo com Édison, o presidente do Sindsaúde São Paulo, Jefferson Caproni, vai representar a Federação no processo organizacional do evento.

Com conselhos e sindicatos fortes, a federação entende que é possível sair do campo virtual e colocar ações transformadoras em prática. “Existe um volume extraordinário de profissionais nas redes sociais criticando as instituições, as lideranças e pedindo greve geral. Mas quando você marca uma reunião para deliberar sobre a greve, essas pessoas não aparecem. Não existe greve em rede social, não existe paralisação virtual. Precisamos agir na realidade para resolver os problemas que nos afetam”, pontuou Edison Laércio de Oliveira na reunião. Ele convoca a categoria para uma participação mais efetiva nas lutas pelos seus interesses. “Só assim vamos sair verdadeiramente vitoriosos das batalhas que empreendemos”.