Unimed quer tirar uma das três folgas dos Trabalhadores

11/06/2024

A contraproposta da Sincoomed (Sindicato Nacional das Cooperativas Médicas) à pauta de reivindicações apresentada pelo Sinsaúde revela o quanto será necessário a categoria lutar nesta Campanha Salarial 2024 – “A gente luta com você!” - para avançar na melhoria das condições salariais e de trabalho.

O sindicato patronal - que representa as Unimeds -  quer reduzir de três para duas as folgas mensais da jornada 12x36. Este benefício está na Convenção Coletiva de Trabalho  (CCT) desde 2013.

O sindicato patronal também propôs 3,15% de reajuste salarial e para as demais cláusulas econômicas. O Sinsaúde reivindica reajuste salarial de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até maio, e mais 8% de aumento real.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, convoca os trabalhadores a defenderem suas conquistas históricas. “Estamos em campanha salarial para avançar em melhorias e não podemos deixar que os patrões retirem o que já conquistamos”, destaca.

Assembleia dia 11 e indicativo de greve

Diante do descaso do sindicato patronal, o Sinsaúde convoca os trabalhadores das Unimeds de Araraquara (Hospital São Paulo) e São João da Boa Vista (Leste Paulista), que desde o ano passado seguem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a participarem das assembleias que serão realizadas dia 11 de junho, em frente às empresas, às 7h e 19h. O Sinsaúde vai apresentar o indicativo de greve, pois em hipótese alguma aceita a retirada dos direitos e benefícios dos trabalhadores.

Lute por seus direitos, pois eles precisam ser renovados

Sinsaúde ALERTOU!

Os direitos e benefícios conquistados pelo Sindicato ao longo de muitos anos de luta, e que não constam na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como a jornada especial de trabalho (12x36 com três folgas mensais, e para a administração 200 horas mensais, com descanso no sábado, domingo e feriado), a cesta básica, feriado da categoria, adicional noturno de 40% e horas extras com 100% sobre o valor da hora normal, precisam ser renovados até o dia 31 de maio, sob o risco de serem perdidos.

Eles fazem parte dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho. O Acordo Coletivo é fechado pelo Sinsaúde diretamente com empresas, atendendo necessidades específicas dos trabalhadores daquela unidade. Já a Convenção é assinada com os  sindicatos patronais, que representam as empresas.  Ou seja, ele é mais amplo e não específico para atender a realidade dos trabalhadores de determinada empresa. Quem não assina o Acordo Coletivo, deve seguir a Convenção.

Daí a importância de os trabalhadores participarem da Campanha Salarial e manifestarem seu interesse em conquistar novos avanços. Ao contrário, quanto mais calados, quanto mais cartas  de oposição forem entregues ao Sindicato, mais fraca a categoria fica  para defender seus direitos e benefícios.

“Os trabalhadores precisam saber que este é um momento decisivo para a categoria. É preciso lembrar o passado e lutar para garantir as conquistas. A categoria tem que ir para a porta da empresa e lutar por seus direitos”, convoca o diretor jurídico do Sinsaúde, Paulo Gonçalves.

Fonte: Sinsaude Campinas e Região