Um terço dos usuários brasileiros da rede social X relataram melhora na saúde mental depois da suspensão da palataforma no Brasil, aponta estudo realizado pela Broadminded, da Sherlock Communications informa Júlia Motta da Fórum.
A pesquisa entrevistou 1.405 pessoas de diferentes regiões do país. 74% dos entrevistados afirmaram que já tinham diminuído o uso do X antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A maioria, 76%, afirmou que voltaria a usar a rede social caso a suspensão seja revertida. Já 15% declararam que não voltam.
Ex-usuários do X migraram mais para Bluesky
Em relação à frequência de uso da rede, mais da metade (51%) dos entrevistados utilizavam a plataforma com frequência. Após a suspensão, 22% migraram para o Threads, enquanto 38% foram para o BlueSky.
Os entrevistados também responderam sobre as consequências da suspensão da rede em relação ao acesso às notícias: 68% disseram se sentir mais informados quando utilizavam a plataforma.
43% contra e 39% a favor da suspensão
A pesquisa da Sherlock Communications também perguntou a opinião dos entrevistados sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes em suspender o X pelo fato de a plataforma desobedecer uma série de medidas judiciais. Os resultados foram próximos: 43% defenderam que a ação não foi justificada, contra 39% que concordaram.
Mesmo que mais entrevistados tenham declarado discordar da suspensão, 80% afirmaram que a plataforma deve respeitar as leis brasileiras e 70% defenderam que a plataforma tem responsabilidade sobre o conteúdo desinformativo espalhado.
Fonte: ICL Notícias