Édison Laércio de Oliveira é um destacado líder sindical e atualmente preside a Federação Paulista da Saúde, que representa mais de 800 mil profissionais da saúde em diversas regiões do estado de São Paulo. Sua trajetória no movimento sindical começou no Sinsaúde Campinas, onde atuou como secretário-geral e depois se tornou presidente. Edison integra a categoria da saúde desde 1972.
Além de sua atuação na Federação, Édison ocupou importantes cargos em nível nacional e regional, como tesoureiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), vice-presidente e presidente da Associação dos Juízes Classistas da 15ª Região, e foi juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região por 21 anos.
Ele também é diretor na União Geral dos Trabalhadores (UGT) e na Uni Américas, braço regional da Uni Global Union, entidade que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de Serviços em todo o mundo, mostrando seu comprometimento com o sistema de saúde e a defesa dos direitos dos trabalhadores na área.