HISTÓRIA

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo teve início no dia 17 de setembro de 1973, quando um grupo de pessoas preocupadas com o futuro daqueles que cuidavam da saúde deste país reuniu - se em São Paulo e fundou a entidade. Quase três meses depois, no dia 8 de dezembro de 1973, foi empossada a primeira diretoria da então “Federação dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado de São Paulo”.

Entre os fundadores de uma das maiores entidades representativas do Estado estão importantes nomes como Antonio Wilber Bezerra, Doraci Nelson Silva, Oscar Magrini, Amaro Oliveira, Loureno Oliveira, Alberico Bezerra Sobreira, Henrique Moraes Lostorto, Miguel Jacintho de Mello Saraiva, Paulo Pimentel, Juraci da Mata Maia, Helena Gomes de Araújo, Anísio Alves de Oliveira, José Lião de Almeida, Marco Antonio da Fonseca, Firmo de Souza Godinho, Odália Teixeira, Oswaldo de Souza, Ataíde Felix da Silva, Pérsio de Oliveira e Francisco Rebouças Palmas.

Muitos outros nomes somaram - se aos destes pioneiros. No decorrer dessa história, dezenas de homens e mulheres honrados somaram seus esforços para, juntos, conquistarem dignidade e qualidade de vida para o trabalhador da saúde. O objetivo da Federação Paulista da Saúde sempre foi a defesa dos trabalhadores da saúde. As conquistas neste sentido foram muitas. A base territorial foi ampliada e, atualmente, a Federação representa aproximadamente 700 mil trabalhadores e 13 entidades sindicais que representam as áreas da saúde particular e filantrópica responsável pelos cuidados com a saúde de uma das mais importantes regiões do Brasil.