Encontro Paulista da Saúde

17/10/2016 A entrada do capital internacional na saúde brasileira é tema de debate no 18º Encontro Paulista da Saúde

 
A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo realiza em outubro o 18º Encontro Paulista da Saúde, em sua Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande. Com o tema “A entrada do capital internacional na saúde e o desmonte dos direitos trabalhistas”, o evento acontece nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro e conta com uma programação bastante diversificada que será debatida por trabalhadores, sindicalistas, especialistas e membros do Judiciário brasileiro.
 
De acordo com o presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, as mudanças que ocorreram na política brasileira e a crise econômica no Brasil exigem dos governos municipais, estaduais e federal uma resposta imediata sobre políticas que priorizem a destinação de recursos públicos em atividades essenciais ao bem-estar da população. “Estamos vivendo um momento de flexibilização da CLT e entregando cada vez mais os direitos de cada trabalhador aos empresários. Os últimos governos de Dilma e agora de Michel Temer planejam uma política apenas para agradar à elite e a discussão sobre estes e outros temas são fundamentais, pois a sociedade civil precisa dar uma resposta contundente e contrária a estes retrocessos que todos os brasileiros estão vivendo”, destaca Edison Oliveira.
 
Aprofundar sobre os assuntos e estudar maneiras de como o movimento sindical deve atuar na crise econômica são os objetivos do 18º Encontro Paulista da Saúde. “Queremos dar nossa contribuição para o aprimoramento do atendimento em saúde no Brasil, mas criando uma sólida base que é representada pelos trabalhadores da saúde, os quais precisam e devem ser respeitados e valorizados, pois são eles que sustentam a saúde da população”, reforça Edison.
 
Entre os palestrantes e convidados estão o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (TTFPR) e doutor em sociologia pela Unicamp, Geraldo Augusto Pinto; o desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região, Manoel Carlos Toledo; o advogado, especialista em Direito Previdenciário e Processo do Trabalho e conselheiro federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape), José Roberto Sodero Victório; e o secretario general de La Federación de Asociaciones de Trabajadores de la Sanidad Argentina (FATSA), Carlos West Ocampo, que é também o presidente do Comitê Executivo Mundial UniCare, Uni Global Union, um sindicato que representa mais de 20 milhões de trabalhadores no mundo, do qual a Federação Paulista da Saúde é filiada.
 
  
Dia 17 – Abertura (palestra magna)
19h30 – A entrada do capital internacional na saúde e o desmonte dos direitos trabalhistas 
Palestrante: Professor Geraldo Augusto Pinto - professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (TTFPR) e doutor em sociologia pela Unicamp. Autor de ‘A organização do trabalho no século 20: Taylorismo, fordismo e toyotismo’.
Convidados:
Ricardo Patah -  Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
José Calixto Ramos – Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)
Adilson Gonçalves de Araújo – Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
 21 horas - Coquetel de boas-vindas
 
Dia 18  
8h30 – “A abertura do sistema de saúde para o capital estrangeiro” 
Palestrante: A CONFIRMAR
 
10h30 - Coffee break 
 
11h – O valor social do trabalho e a livre iniciativa: Guilherme Aparecido Bassi de Melo – Professor, mestre e assessor de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região  
 
12h30 - Almoço
 
14h – Negociado sobre o legislado: Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani – Diretor da Escola do TRT – 15ª Região e desembargador federal do Trabalho
 
15h30 – Coffee break
 
16 horas – Terceirização no Direito do Trabalho – Manoel Carlos Toledo – desembargador federal do TRT – 15ª Região
 
18 horas - Encerramento
 
Dia 19  
8h30 – Financiamento sindical
Palestrantes:
- Raimundo Simão de Melo – Professor, advogado e procurador do Trabalho aposentado 
 
10h30 - Coffee break
 
11h – debates
 
12h30 – almoço
 
14horas 
Tema: Reforma da Previdência Social
Palestrantes: 
- Ivani Contini Bramante – desembargadora do TRT – 2ª Região e desembargadora federal do trabalho
- José Roberto Sodero Victório - advogado, pós-doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Salerno (Itália), especialista em Direito e Processo do Trabalho e conselheiro federal do Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais (IAPE)
 
16 horas – Coffee break
 
16h30 – Debates
 
18h - encerramento
 
Dia 20 
 
8h30 – Como superar as dificuldades e alcançar resultados efetivos em sua vida – Jéssica Paula – Jornalista formada pela Universidade de Brasília (Unb), especialista em reportagem especial, documentário e política internacional em Madri. Deficiente físico desde os 6 anos, andou sozinha por mais de 20 países em busca de grandes histórias
 
9h30 – Panorama mundial das condições de trabalho na área da saúde  - Carlos West Ocampo  - Secretario General de La Federación de Asociaciones de Trabajadores de la Sanidad Argentina (FATSA) e o presidente do Comitê Executivo Mundial UniCare – Uni Global Union
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa