Reunião UniCare

12/04/2016 Campinas sedia Reunião Regional da UniCare

Hoje, 12 de abril, delegações compostas por sindicalistas de vários países, como Argentina, Canadá, Colômbia, México e Uruguai, estiveram reunidos em Campinas para debater e definir temas que serão objeto de pauta da Reunião Mundial da diretoria de UniCare, que acontece em Nyon, Suíça, em setembro deste ano, da qual o Brasil faz parte.

Este é o segundo encontro de dirigentes sindicais que integram a Uni Global Union, órgão mundial de representação dos trabalhadores da área de serviço. A reunião aconteceu no Instituto de Saúde Integrada (ISI), a escola mantida pelo Sinsaúde Campinas e Região. O primeiro aconteceu na Argentina em maio do ano passado.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e vice-presidente da Uni Américas/Uni Global Union, Edison Laércio de Oliveira, abriu os trabalhos falando da crise que se alastra na área da saúde e a preocupação com os trabalhadores deste setor que não são valorizados como deveriam, e a união dos sindicatos espalhados pelo mundo para buscar melhores condições para os profissionais. “O objetivo desta reunião é integrar os trabalhadores em nível mundial, de forma a promover um intercâmbio de informações e trabalho que possam promover a real evolução desses profissionais”, diz. Após sua explanação, passou a palavra a todos os representantes para que fizessem sua apresentação.

Audiência na Prefeitura

Depois das apresentações e breves relatos sobre a saúde em cada país, a delegação, formada por 15 pessoas, dirigiram-se para a Prefeitura Municipal de Campinas em uma audiência com o prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal da Saúde, Camino Antonio de Souza.

Durante a audiência, o prefeito falou sobre as más condições da saúde no Brasil e sobre a importância dos profissionais deste setor para a manutenção da qualidade de vida da população. “Eles merecem nosso respeito e devemos valorizá-los, porque é um setor que a tecnologia não consegue resolver tudo sozinha, porque mexe com vida e vida não é máquina.”

A mesma opinião é compartilhada por Carlos West Ocampo, presidente Uni Cuidados Global. Segundo ele, o mundo todo passa por problemas de saúde. “Precisamos de recursos para conseguir resultados e com a força-tarefa dos países vamos trabalhar para isto, pois somos ministros da saúde, seja ela privada ou pública.”
O secretário da saúde, Carmino Antonio de Souza, também falou da dificuldade de resolver os problemas da área da saúde e lembrou do caso do Hospital Ouro Verde, em Campinas, com a transmissão de administradora, mas garantiu que vai estar vigilante e manter a qualidade e os direitos dos profissionais que lá estão.

À tarde, a delegação segue para as visitas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde foi recebida pelo presidente Lorival Ferreira dos Santos, e na Santa Casa de Campinas, onde foi recebida por Murilo Almeida, o provedor da entidade.

A delegação permanece em Campinas até amanhã, 13, quando se encerram as atividades.
Estiveram presentes na Reunião Regional da UniCare:

Deb Tveit e Corey Vermey (Canadá)
Alan Sable (Uruguai)
Christy Hoffman (Suíça)
Luz Fanny Zambrano (Colombia)
Carlos West Ocampo e Guillermo Ruben (Argentina)
Norma Liliana Rodriguez Arguelles (México)
Edison Laércio de Oliveira - presidente Federação Paulista da Saúde
Leide Mengatti - presidente Sinsaúde Campinas
Raimundo Simão de Melo - consultor jurídico da Federação
Canindé Pegado - secretario-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Edna Alves – presidente do Sindicato da Saúde de Jaú