Museu de Pinhal abre as portas no feriado de 1º de maio para exposição do Sinsaúde

25/04/2024

O Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César de Santo, de Espírito Santo do Pinhal, abre as portas no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, para a população prestigiar a exposição itinerante do Sinsaúde “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”. A entrada é gratuita.

 
 
 
Segundo a gestora do Museu e diretora do departamento de cultura, Valéria Aparecida Rocha Torres, no dia 1º de maio o município estará em festa. “Haverá uma feira gastronômica com shows na praça principal da cidade em homenagem ao trabalhador e o museu fica em frente, por isso, vamos abrir as portas e convidar a população para prestigiar a exposição do trabalhador da saúde”, disse.
 
 
 
Para a diretora responsável pelo Posto de Atendimento do Sinsaúde em Pinhal, Damaris Bertuqui Cavinatti, a parceria com o museu torna a exposição ainda mais bonita e elegante. “O fato de a exposição estar no museu deixa o passado e o presente numa elegante harmonia visual que ressalta a beleza da categoria.  Convidamos a população de Pinhal e região a prestigiar o nosso trabalho, feito com tanta dedicação em prol do próximo”, disse.
 
 
 
Categoria valorizada
 
 
 
A exposição valoriza e representa a categoria da saúde em 20 imagens fotográficas, 12 desenhos em 3D, além de contar parte da história da evolução gráfica e jornalística da entidade. São imagens que o fotógrafo Ari Ferreira fez da categoria da saúde, integrada por auxiliares de enfermagem, administrativo e apoio em seus ambientes de trabalho.
 
 
 
O objetivo é apresentar a realidade do trabalhador da saúde. “Uma realidade árdua, porém, as imagens têm o toque artístico das luzes e sombras para ressaltar a beleza da categoria e a dedicação de cada trabalhador ali representado”, disse Ari.
 
 
 
Já os 12 desenhos são da persona Sindy, criada com tecnologia 3D pelo artista e designer do departamento de comunicação da entidade, Gustavo Orioli.   
 
 
 
“A Sindy foi criada com base em pesquisas realizadas pelo Sindicato sobre quem são as trabalhadoras da saúde. Ela representa 80% da categoria, ou seja, tem o perfil de ser mulher e negra”, explicou Gustavo.   
 
 
 
História do Sindicato
 
 
 
A mostra também apresenta a história de luta da categoria contada nos jornais do Sindicato, sendo o mais antigo a edição do Esparadrapo de 1978.  
 
 
 
A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, disse que a exposição é um exemplo de comunicação sindical. “Nesses 85 anos, a entidade vem conseguindo acompanhar as tendências e as mudanças tecnológicas para fortalecer a categoria com a cultura da informação e da arte, por isso, continuamos sendo referência em comunicação sindical”, afirmou.
 
 
 
A exposição pode ser vista até o dia 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. A próxima sede a receber a mostra é Marília, na Biblioteca Municipal, entre os dias 20 e 29 de maio. As sedes de Campinas, Limeira, Araraquara e Itapira já foram anfitriãs.
 
 

Serviços
 
Exposição “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”
 
Abertura especial no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
 
Data: até dia 10 de maio, de segunda a sexta-feira.
 
Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
Entrada: Gratuita
 
Local: Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César, Praça da Independência, 275, Centro, Espírito Santo do Pinhal. 
 
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa