Museu de Pinhal abre as portas no feriado de 1º de maio para exposição do Sinsaúde

25/04/2024

O Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César de Santo, de Espírito Santo do Pinhal, abre as portas no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, para a população prestigiar a exposição itinerante do Sinsaúde “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”. A entrada é gratuita.

Segundo a gestora do Museu e diretora do departamento de cultura, Valéria Aparecida Rocha Torres, no dia 1º de maio o município estará em festa. “Haverá uma feira gastronômica com shows na praça principal da cidade em homenagem ao trabalhador e o museu fica em frente, por isso, vamos abrir as portas e convidar a população para prestigiar a exposição do trabalhador da saúde”, disse.

Para a diretora responsável pelo Posto de Atendimento do Sinsaúde em Pinhal, Damaris Bertuqui Cavinatti, a parceria com o museu torna a exposição ainda mais bonita e elegante. “O fato de a exposição estar no museu deixa o passado e o presente numa elegante harmonia visual que ressalta a beleza da categoria.  Convidamos a população de Pinhal e região a prestigiar o nosso trabalho, feito com tanta dedicação em prol do próximo”, disse.

Categoria valorizada

A exposição valoriza e representa a categoria da saúde em 20 imagens fotográficas, 12 desenhos em 3D, além de contar parte da história da evolução gráfica e jornalística da entidade. São imagens que o fotógrafo Ari Ferreira fez da categoria da saúde, integrada por auxiliares de enfermagem, administrativo e apoio em seus ambientes de trabalho.

O objetivo é apresentar a realidade do trabalhador da saúde. “Uma realidade árdua, porém, as imagens têm o toque artístico das luzes e sombras para ressaltar a beleza da categoria e a dedicação de cada trabalhador ali representado”, disse Ari.

Já os 12 desenhos são da persona Sindy, criada com tecnologia 3D pelo artista e designer do departamento de comunicação da entidade, Gustavo Orioli.

“A Sindy foi criada com base em pesquisas realizadas pelo Sindicato sobre quem são as trabalhadoras da saúde. Ela representa 80% da categoria, ou seja, tem o perfil de ser mulher e negra”, explicou Gustavo.

História do Sindicato

A mostra também apresenta a história de luta da categoria contada nos jornais do Sindicato, sendo o mais antigo a edição do Esparadrapo de 1978.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, disse que a exposição é um exemplo de comunicação sindical. “Nesses 85 anos, a entidade vem conseguindo acompanhar as tendências e as mudanças tecnológicas para fortalecer a categoria com a cultura da informação e da arte, por isso, continuamos sendo referência em comunicação sindical”, afirmou.

A exposição pode ser vista até o dia 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. A próxima sede a receber a mostra é Marília, na Biblioteca Municipal, entre os dias 20 e 29 de maio. As sedes de Campinas, Limeira, Araraquara e Itapira já foram anfitriãs.

Exposição “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”

Abertura especial no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Data: até dia 10 de maio, de segunda a sexta-feira.

Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entrada: Gratuita

Local: Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César, Praça da Independência, 275, Centro, Espírito Santo do Pinhal.

Fonte: Sinsaúde Campinas e Região