Sinsaúde denuncia Notre Dame Intermédica ao MPT por demissão em massa

08/02/2024

 O Sinsaúde em Jundiaí apresentou nesta terça-feira (06/02) denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a empresa Notre Dame Intermédica / Hapvida por demitir na última segunda-feira, 5 de fevereiro, cerca de 100 trabalhadores do setor de call center, sem negociar com o Sindicato, conforme exigência legal.

 
A denúncia protocolada requer audiência de mediação na tentativa de solucionar os problemas causados aos trabalhadores.
 
Segundo a presidente do Sinsaúde em Jundiaí, Beatriz Lúcia de Castro, o Sindicato considera as demissões abusivas e ressalta que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, em junho de 2022, que demissão em massa precisa ser negociada com o Sindicato. “Oferecemos denúncia com a expectativa de reverter a situação e garantir os direitos e benefícios dos trabalhadores”, disse.
 
A diretoria do Sinsaúde foi até a empresa e verificou que os trabalhadores, ao chegarem, eram encaminhados para o departamento de recursos humanos.
 
A diretoria também constatou com a empresa que mais demissões serão realizadas nos setores de call center de toda rede no país. O serviço será centralizado na unidade localizada em Fortaleza (CE). A redução do número de trabalhadores caminha para a precarização do ambiente de trabalho. 
 
A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, disse ser imprescindível a empresa comunicar o Sindicato quando ocorre demissão em massa. “Somos representantes legais da categoria e temos o direito de defender os seus interesses trabalhistas. É um desrespeito com a categoria e uma falta grave com a sociedade, pois atinge a dignidade dos trabalhadores e de suas famílias”.
 
 
 
 
 
COMPAREÇA AO SINSAÚDE EM JUNDIAÍ PARA TIRAR DÚVIDAS OU ENTRE EM CONTATO
 
 
 
Avenida Fernando Arens, 1266,  Vila Arens II.
 
Telefones: (11) 4586-6655 / (11) 97808-4815
 
Email: ssjundiai@sinsaude.org.br
 
Atendimento: de segunda a sexta-feira,
 
das 8h às 17h.
 
Fonte: Sinsaúde Campinas

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa