2025 começa com uma certa urgência.
Temos tanto para fazer e em tão pouco tempo! É o que todos dizem quando um novo ano se inicia. Isto porquê, ele, o tempo, passa rápido e traz a todos este sentimento de urgência para realizar todo o planejado: estudar, viajar, comprar bens, trabalhar, ir para a academia, fazer dieta ... enfim realizar tantos outros sonhos.
Nós, como sindicalistas, incluímos nesse rol de desejos de ano novo muitas inovações e projetos que envolvem os trabalhadores da saúde. E nossa categoria não é pequena. Só no estado de São Paulo, a Federação representa mais de 700 mil profissionais da saúde que atuam nos setores de Apoio, Administração e Enfermagem.
Vai ocupar grande parte da agenda do novo ano a discussão sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil, uma tendência mundial, mas que encontra forte resistência nas esferas empresariais das nossas terras tupiniquins.
Se por um lado podemos comemorar o fato de os trabalhadores da saúde já usufruírem da redução da jornada há 30 anos, por outros temos o dever de nos inserir nessa batalha que representa um avanço para toda classe trabalhadora. E isso também é urgente!
E para os profissionais da saúde? Quanto ainda há para trabalhar por eles? Certamente muito.
Os profissionais da saúde clamam por valorização efetiva. Precisam usufruir de salários dignos e melhores condições de trabalho. Avançamos muito nas últimas décadas, mas ainda temos um longo caminho para frente.
Nosso trabalho deve se renovar a cada dia, a cada ano. E temos urgência...
Temos também urgência de ver todos os trabalhadores da saúde de mãos dadas, criando uma fortaleza capaz de transformar, capaz de se fortalecer, e assim, criar um novo mundo da saúde no Brasil.
Feliz 2025!