Relatório do Banco Central sobre inflação destaca acordos coletivos com ganho real

30/09/2024

O Relatório de Inflação, publicado nesta quinta (26) pelo Banco Central, apresentou, entre outros dados, a informação de que mais 80% dos acordos assinados neste ano ficaram acima dos patamares da inflação. Este número é muito superior aos 67% registrados em 2023. Os indicadores do setor formal também mostram aquecimento do mercado de trabalho.

“Os ganhos reais têm sido disseminados nas negociações coletivas. Dados das convenções coletivas consolidados pelo Banco Central indicam que mais de 80% das negociações realizadas até agosto superaram a inflação. Esse resultado é similar ao registrado pelo Boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Reajustes predominantemente acima da inflação têm sido observados em diversas atividades econômicas”, destaca o documento.

“Estes índices confirmam uma tendência que tem sido observada já há alguns meses e mostram a importância da representação sindical no processo de negociação coletiva. É importante destacar, ainda, que, muito além dos ganhos financeiros, as convenções coletivas trazem cláusulas de valorização dos trabalhadores e asseguram direitos”, observou o presidente da UGT São Paulo, Amauri Mortágua.

O relatório mostrou ainda que o tempo para se encontrar uma nova ocupação tem diminuído. “De acordo com microdados do Caged12, a proporção dos trabalhadores que assumiram uma nova vaga com carteira em até dois meses após o desligamento tem crescido e encontra-se nos maiores níveis dos últimos anos”, cita o texto.

Fonte: UGT-SP