Funcionários de hospital psiquiátrico em Jaú entram em greve por atraso nos salários

20/12/2017

Os trabalhadores do Hospital Thereza Perlatti, de Jaú (SP), entraram em greve na manhã desta segunda-feira (18) por atraso no pagamento de salários e também de parte do 13º salário.

A unidade, considerada referência na área de saúde mental para 68 municípios do Centro-Oeste Paulista, possui cerca de 300 funcionários que aderiram ao movimento, exceto 30% desse total que, de acordo com exigência da lei, precisa seguir trabalhando por se tratar de um serviço ligado à saúde pública.

Segundo o sindicato da categoria, a greve foi decretada por tempo indeterminado. O motivo é o atraso no pagamento dos salários, situação que começou em outubro.

Até agora, o salário referente a novembro ainda não foi pago e apenas 40% da primeira parcela do 13º salário caiu na conta dos trabalhadores.

Segundo a superintendente técnica do hospital, Suzana Ragazzi Cândido, a situação chegou a esse ponto por conta dos atrasos nos repasses de verba por parte do governo do estado. O Hospital Thereza Perlatti recebe mensalmente R$ 350 mil do governo do estado e R$ 400 mil do governo federal.

“É o segundo mês seguido que temos o atraso do repasse do governo estadual. Em outubro já atrasou e agora de novo, o repasse que era para chegar dia 30 de novembro até hoje [18/12] não foi feito. Não temos como dar uma previsão de quando vamos efetuar pagamento do mês de dezembro”, explica a Suzana Ragazzi.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informa que faz repasses voluntários ao Hospital Tereza Perlatti, que é um serviço privado e, portanto, responsável pelo pagamento de seu quadro de funcionários.

A nota diz ainda que neste mês deverá repassar os R$ 350 mil à unidade, mas não definiu uma data exata para isso.

Fonte:G1
Foto: Reprodução/TV TEM