Cofen propõe atualizar Sistematização da Assistência de Enfermagem

30/05/2022

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está realizando a atualização da Resolução nº 358/2009, que trata da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Foi criado um grupo de trabalho coordenado pela enfermeira Isabel Cristina Cunha e composto pelos enfermeiros Edeilde Leal, Rosimere Santana, Rinaldo Neves, Polyanne Aparecida Vieira e Alba Lucia de Barros.

Essa semana, o grupo finalizou a primeira minuta de proposta e contou com o apoio e sugestões da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e sua comissão permanente de sistematização da prática de Enfermagem – COMSISTE, da rede de pesquisa de processo de Enfermagem – REPPE e de professores de universidades que estudam e pesquisam a temática. Contou ainda com a participação de colaboradores do Cofen, incluindo representantes de todas as Câmeras Técnicas, do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (Degep), da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue), do GT de Práticas Inovadoras no Exercício Profissional e da revista Enfermagem em Foco. Todos se reuniram virtualmente.

A coordenadora do grupo, Isabel Cunha, destacou a importância desta reunião para o aprimoramento da nova versão da resolução, enfatizando que o grupo vem trabalhando com muito afinco desde outubro de 2021, para poder apresentar esta proposta. Destacou, ainda, que os participantes estavam empenhados em trazer sugestões que pudessem contribuir para a atualização da documento, que é um desejo da Enfermagem brasileira.

As principais propostas discutidas foram: linguagem mais atualizada, considerando todas as demais áreas além da hospitalar, principalmente a atenção básica e os serviços pré-hospitalares de urgência e emergência, além da ênfase no termo processo de Enfermagem, assim como no conceito do cuidado compartilhado com a equipe de saúde.

A chefe do Degep/Cofen, Heloisa Helena, declarou que este momento de revisão da resolução será um “divisor de águas”, destacando a importância do processo de Enfermagem e contribuindo para uma melhor qualificação dos profissionais.

O coordenador da Conue/Cofen, Eduardo Fernando, destacou a importância do grupo ter dado ênfase às unidades pré-hospitalares que atuam na urgência e emergência.

Fonte: Ascom - Cofen