Técnico de enfermagem é a profissão com mais acidentes em Campinas; conheça os cargos com mais casos e saiba motivos

17/04/2023

A profissão de técnico de enfermagem é a que mais registrou acidentes de trabalho em Campinas em 11 anos, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. O levantamento compreende o período de 2012 até 2022 e se refere apenas aos funcionários com vínculo regular.

Segundo o balanço, durante o intervalo, foram registrados em Campinas 4 mil acidentes de trabalho envolvendo técnicos de enfermagem, o que representa 8% do total de 58,3 mil ocorrências.

As funções de faxineiro (6%), coletor de lixo domiciliar (5%), alimentador de linha de produção (3%) e cozinheiro geral (3%) completam a lista dos cinco cargos com mais casos.

Considerando apenas os dados de 2022, que foram incluídos no repositório estatístico, vinculado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), na última semana, o cenário praticamente não muda.

As profissões de técnico de enfermagem e faxineiro se mantêm na liderança, enquanto que a terceira posição passa a ser ocupada pelo cargo de alimentador de linha de produção, que representa 4% dos 4,9 mil acidentes de trabalho em Campinas no ano passado.

Quais são os motivos?
O procurador e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), Silvio Beltramelli Neto, informou ao g1 que o maior nível de acidentalidade é observado, geralmente, nos segmentos em que há uma cultura da formalização de contratos de trabalho, ou seja, em que há mais funcionários registrados em carteira, o que possibilita a correta emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CATs).

Além disso, outra razão apontada é um déficit de atenção à saúde e segurança do trabalho e de implementação de medidas efetivas de prevenção, coletivas ou individuais.

"O MPT tem se reunido com municípios e órgãos de garantia do trabalho decente, em todo o interior de São Paulo, para debater e fomentar a criação de políticas públicas de prevenção, a partir de um aumento das notificações, com a finalidade de reduzir de forma considerável a acidentalidade nos ambientes laborais", disse o procurador.

Subnotificação
Beltramelli Neto ainda apontou para um número alto de subnotificações de acidentes de trabalho em Campinas, e também nas esferas federal e estadual.

"Isso impossibilita ter um retrato fidedigno da acidentalidade e, em muitos aspectos, apontar outros segmentos e profissões que são inseguros", completou.

Maior número desde 2019
Campinas (SP) registrou o maior número de acidentes de trabalho em três anos. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram 4,9 mil ocorrências em 2022, número mais alto desde 2019, quando foram notificados 5,4 mil casos. O índice equivale ao terceiro aumento consecutivo.

FOnte: G!