Depois de 60 anos, Santa Casa pode voltar a abrigar uma faculdade de Medicina

20/04/2023

 A história pode se repetir. E nisso confiam os diretores do Sinsaúde e da Irmandade de Misericórdia/Santa Casa de Campinas. Representantes das entidades, junto com diretores do ISI (Instituto de Saúde Integrada), Faculdade Sofia e Federação Paulista da Saúde, estiveram com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, na segunda-feira, 17, quando solicitaram apoio ao projeto de implantação de uma nova faculdade de Medicina na cidade.

 
A instituição de ensino será dirigida pela Sofia Faculdade de Saúde, que formou parceria com o ISI para ofertar cursos profissionalizantes, de graduação e pós-graduação na área da saúde. A proposta é que a nova faculdade funcione no espaço cedido em regime de comodato pela Irmandade para o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sinsaúde) e onde atualmente funciona o ISI.
 
As entidades estavam representadas na audiência por suas diretoras, a desembargadora aposentada do TRT da 15ª Região, juíza Maria Inês C. de Cerqueira César Targa e a professora, Beatriz Vargas (SOFIA) e os diretores Paulo Gonçalves e Sirlene Nogueira (ISI). “A SOFIA vem somar nessa parceria para garantir um ensino qualificado e humanizado para novos profissionais da saúde”, destaca a diretora da Faculdade SOFIA, Maria Inês de Cerqueira Targa.      
 
Por coincidência, é o mesmo espaço que já abrigou a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp por 20 anos (1965 a 1985). Agora as entidades voltam a formar parceria para instalar ali a Faculdade de Medicina. “Vamos repetir uma história de sucesso que uniu a Irmandade e Unicamp há 60 anos. Este é um projeto que traz a Santa Casa para o seio da sua causa de acolhimento e benemerência”, frisa o provedor da Irmandade, Dr. Murilo Antônio Moraes de Almeida.  
 
O prefeito Dário Saadi recebeu com simpatia a proposta das entidades e se comprometeu a realizar gestões junto ao Ministério da Educação para efetivar o chamamento público, nos termos da Portaria nº 650, de abril de 2023, com o objetivo de consolidar a aprovação do município para o novo projeto educacional. “Campinas é um polo educacional que é referência não só para a região, como para o País. Acreditamos e vamos apoiar todas as iniciativas que tragam crescimento econômico para nossa cidade e que possam contribuir com o Brasil”, disse.   
 
Sofia Rodrigues do Nascimento, presidente do Sinsaúde, destaca a importância do projeto para os trabalhadores da saúde. “Queremos continuar nossa proposta de dar novas oportunidades para os trabalhadores que representamos. Temos uma tradição que começou há mais de vinte anos, em 1994, com o Projeto Educação na Saúde, capitaneado pela Federação Paulista da Saúde”, ressalta.
 
 “A Faculdade de Medicina, junto com a de Enfermagem, Psicologia e outras que serão oferecidas pela parceria ISI-SOFIA, vai concretizar nosso propósito de oferecer mais oportunidades para os trabalhadores a preços mais baixos, com a qualidade que o mercado exige. Construímos uma história como Projeto Educação na Saúde e queremos deixar esse legado para a categoria”, complementa Édison Laércio de Oliveira, presidente da Federação Paulista da Saúde, que representa mais de 600 mil profissionais da área no estado de São Paulo.    
 
Fonte: Sinsaúde Campinas

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa