UGT abre Congresso Nacional, discute legislação trabalhista e futuro do sindicalismo. Federação da Saúde marca presença

09/05/2023

O futuro do movimento sindical está em jogo e pode ter mudanças significativas na sua legislação. É isso o que está em discussão entre as centrais sindicais, especialmente entre membros da UGT, que realiza o seu 5º Congresso Nacional neste 8 e 9 de maio, em São Paulo.

Dirigentes da Federação Paulista da Saúde marcaram presença com delegados e com o presidente da entidade que representa 700 mil trabalhadores no Estado, Edison Laércio de Oliveira. Ele é SECRETÁRIO PARA POLÍTICAS DE SAÚDE da UGT e deve ser reconduzido ao cargo na eleição geral marcada para esta terça-feira no encerramento do encontro que reúne cerca de mil ugetistas de todo o Brasil.
Também participam do Congresso Nacional a presidente do Sindsaúde de Jaú e Região e vice-presidente da UGT-SP, Edna Alves (e as diretoras Sofia Borges e Ivanilde Almeida); e também pela delegação do Sinsaúde de Campinas, representada pela presidente Sofia Rodrigues do Nascimento, também diretora na UGT Nacional; pela vice, Juliana Rodrigues e demais diretores.

Democracia, Paz e Emprego

O Congresso Nacional aborda o tema Democracia, paz e emprego. Estiveram presentes no primeiro dia dois ministros da República - Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; e Marcio França, de Portos e Aeroportos do Brasil.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, durante a abertura dos trabalhos ressaltou que o local escolhido para a realização do Congresso não foi por acaso, já que foi o lugar onde aconteceu a 3ª Conclat (Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras), em 2022, e marcou o início das ações que culminaram no fora Bolsonaro.

O líder ugetista ressaltou as dificuldades que o movimento sindical enfrentou nos últimos sete anos, principalmente com mudanças profundas no mundo do trabalho e que, com a fundamental contribuição das mulheres e, em especial, da população do norte e do nordeste brasileiro, o fascismo foi derrotado.  “Estamos com um governo que nos trouxe a esperança da inclusão social, do fim da discriminação racial, da igualdade de oportunidade”.

O ministro Marcio França, citou seus netos e a sociedade que ele espera deixar para eles e que seja mais harmônica entre todos e todas, enfatizou que o Brasil está voltando justamente porque agora este governo respeita as pessoas que divergem, o que nos últimos anos ganhou uma conotação de ódio, repulsa e até mesmo extermínio.

Eleuza de Cássia Bufelli Macari, vice-presidente da UGT fez o lançamento da Campanha Mulheres para Avançar, que busca o fortalecimento do regimento interno da entidade, com a proposta de que a nova diretoria tenha ao menos 30% de mulheres em seu quadro.

O ministro Luiz Marinho, ressaltou que é preciso haver unidade entre o movimento sindical, ressaltou a importância das ações sindicais que já contribuíram para o aumento do salário mínimo e lembrou que a reforma trabalhista precisa ser revista, para corrigir excessos.

ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA SINDICAL – Um dos principais momentos do encontro ocorreu no período da tarde, quando se debateu o fortalecimento das negociações coletivas e a atualização do sistema sindical. Boa parte das sugestões a serem debatidas com outras centrais e com o lado patronal são oriundas do Congresso Estadual da UGT-SP, realizado em março.

Foi apresentado por Clemente Ganz Lúcio, Coordenador do Fórum das Centrais Sindicais. No fim do dia, as propostas foram aprovadas para que  o documento siga em discussão, até que uma versão final seja entregue ao Governo Federal, para posterior encaminhamento ao Congresso Nacional para votação.

(Por Paulo César Grange, assessoria do Sindsaúde de Jaú, com assessoria da UGT)

PROGRAMAÇÃO: TEMA - DEMOCRACIA, PAZ E TRABALHO

Dia 8 de maio de 2023 – SEGUNDA-FEIRA
Das 10h00 às 10h30 - Sessão plenária solene de abertura