Trabalhadores da saúde são homenageados em sessão solene na Alesp

22/05/2023

Profissionais da saúde de todo o Estado de São Paulo foram homenageados nesta sexta-feira, 19 de maio, em sessão solene realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em São Paulo. A homenagem faz parte do Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de Maio, e reverência profissionais da saúde que foram indicados por colegas de trabalho de suas unidades.

Durante o evento, autoridades criticaram a revogação parcial da Lei 14.434/2022 referente ao Piso Nacional da Enfermagem, assinada pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso.

A sessão contou com a presença de cerca de 500 profissionais da saúde da área de abrangência do Sinsaúde, bem como diretores e colaboradores da sede e subsedes do Sindicato, além de autoridades.

A cerimônia foi conduzida pela assessora do Sinsaúde e da Federação Paulista dos Trabalhadores da Saúde, Sirlene Nogueira, que ressaltou a importância do profissional da saúde. “A valorização do trabalho do profissional da saúde é uma luta histórica da categoria no Estado de São Paulo. Avanços trabalhistas  foram somados ao longo desta história que tem na liderança, a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que representa, por meio dos sindicatos filiados, mais de 600 mil trabalhadores, somente dos setores privado e filantrópico”, disse.

Para a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, a sessão de homenagens mostra a importância dos trabalhadores da saúde na sociedade. “Principalmente neste momento em que a enfermagem reivindica a aplicação da lei do piso nacional na íntegra. Afinal, lei é lei e deve ser cumprida para todos”, afirmou.

Críticas ao STF

Durante a sessão, diversas autoridades fizeram homenagens e criticaram o momento que a categoria enfrenta. O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Édison Laércio de Oliveira, fez um discursou enfático. “Eu não vejo leis em benefício de trabalhadores há muito tempo. Pela primeira vez, vejo um poder interferir, abruptamente, dentro de outro poder para dizer que as partes envolvidas não têm como pagar. Isso é dizer que não vai cumprir a lei, que não tem como cumprir a Lei, aprovada pela sociedade, através de seus representes eleitos”, criticou.

Édison ainda ressaltou que a juventude precisa participar das ações sindicais: “Tudo para nós não veio de Lei, está no acordo ou na convenção coletiva, que muitas lutas se fizeram para se conseguir. A juventude, que está dentro dos hospitais, precisa lembrar do passado e participar das ações sindicais. No 20 de junho ou paga, ou é greve, não tem outra solução”, ressaltou.

Já o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Nacional, Ricardo Patah, relembrou a essência dos trabalhadores da saúde durante a pandemia. “Nunca ninguém imaginou uma pandemia em nosso país. Não há estrutura que mais se colocou à disposição, colocou a vida à disposição, que o pessoal da saúde. Esse reconhecimento não se pode se resumir em placas... Nós temos que ter o reconhecimento do piso que não pode ficar limitado. Precisamos dar o devido valor para as pessoas que cuidam de nós”, disse Patah.

O deputado federal,  Ricardo Silva, também fez um discurso crítico sobre a medida cautelar do ministro  Luís Roberto Barroso, referente a  demora em praticar o piso nacional da enfermagem na íntegra. “Para aumentar o salário de político é do dia para noite. Quem tem que fazer o reconhecimento é a classe política. Se os políticos não começarem a entender que o povo precisa de amparo nesse Brasil de desigualdades, o País não vai avançar”, criticou.

O presidente da UGT São Paulo, Amauri Sérgio Mortaguá, também estava presente e destacou alguns pontos de enfrentamento da categoria da saúde, que vão além do piso salarial, como por exemplo, a inteligência artificial. “A  inteligência artificial vai tomar muitos empregos em todas as áreas. Ela pode fazer diagnósticos e até cirurgias, mas jamais vai substituir vocês, porque vocês têm a humanidade, o carinho”, analisou.

Homenagem especial

Num momento especial, a Federação da Saúde realizou uma homenagem póstuma ao diretor do Sinsaúde, Paulo Sergio Pereira da Silva,  que faleceu em decorrência da Covid-19, juntamente com sua esposa. A homenagem foi entregue à filha, Mariana Reis Barbosa, técnica de enfermagem.
O Deputado Estadual Rafael Silva encerrou a sessão dizendo que a enfermagem está sofrendo uma injustiça. “Essa solenidade seria muito mais bonita se não tivéssemos a traição que foi praticada contra os trabalhadores da saúde. Essa injustiça não pode continuar”, disse

A solenidade foi transmitida pelo canal da Alesp no Youtube e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=intKKR7qPt0

Confira a lista dos homenageados:
- Adenilson Medeiros, Hospital Santa Lucinda de Sorocaba, Sorocaba;
- Ana Lucia Barbosa Nogueira de Sá, Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, Presidente Venceslau;
- Ângela Maria dos Santos Santi, Setor de Apoio, Hospital São Francisco de Americana, Americana;
- Antônio Carlos de Oliveira, Santa Casa de Fernandópolis, Fernandópolis;
- Benedita Aparecida Félix Dourado, Santa Casa de Pinhal, Espírito Santo do Pinhal;
- Débora Cristina Trevizan, Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul, Vargem Grande do Sul;
- Graziele Maia Munhoz, Casa da Criança de Tupã, Tupã;
- Herbert Caetano de Souza, Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, Araçatuba;
- Inês dos Santos, Santa Casa de Descalvado, Descalvado;
- Janete Elias, Santa Casa de Santos, Santos;
- Marly Alves Coelho, Sinsaúde de Piracicaba e Região.
- Sérgio Cleto, Enfermeiro, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, São Paulo;
- Paulo Sérgio Pereira da Silva (in memoriam), Diretor do Sinsaúde, Campinas;
- Silvia Aparecida da Silva Ferreira, Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Franca;
- Sofia Borges, Santa Casa de Jaú, Jaú.

Cllque aqui e veja as fotos da solenidade