UNI Américas realiza seminário sobre os impactos da tecnologia na Saúde, e empregabilidade das mulheres

29/05/2023

A UNI Américas, por meio do comitê de oportunidade e igualdade realizou, nesta sexta-feira (26/05) o seminário sobre os impactos da tecnologia na Saúde, e empregabilidade das mulheres.

O evento, que aconteceu na sede do Sentracos (Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), em São Paulo, contou com apoio do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), Sintetel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing do Estado de São Paulo) e da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores Em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas).

Com foco no debate do impacto que as tecnologias têm no mercado de trabalho, o seminário buscou compreender melhor essa transformação digital, para preparar as (os) representantes sindicais para as mudanças, que já estão em curso, no mundo do trabalho, principalmente para a empregabilidade das mulheres.

“Esta quarta revolução industrial tem consequências muito mais amplas para as mulheres. Por exemplo, no home office, muitas mulheres, principalmente com crianças pequenas puderam ficar mais tempo com seus filhos, por outro lado ainda não temos o controle da saúde”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Segundo Patah, a pandemia, do ponto de vista sanitário foi uma tragédia, mas ela potencializou esse advento tecnológico de forma muito feroz. “A terceira revolução industrial atingiu muito a área rural, com a mecanização do campo e a financeira, tanto é que os bancários tinham mais de 1 milhão de trabalhadores e hoje estão em cerca de 400 mil, caiu muito e vai cair mais ainda. Já a quarta revolução atinge todas as áreas, no comércio já vemos supermercados que não têm caixa”.

Rosilania Correia Lima, diretora do SECSP coordenou o evento que contou, na mesa de abertura, com a participação de  Magno Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, representando o Governo Federal, assim como Marina Cunha Sampaio, coordenadora nacional do projeto de combate a discriminação e promoção de igualdade de oportunidades no trabalho, Andrea Garcia, diretora regional de igualdade e oportunidade, Cristiane Nascimento, vice-presidente da UNI Américas Mulher.

O evento contou com a participação de representantes da Contcop, Sentracos, Siemaco, Sindcine, Sindicato dos Agricultores da Bahia, Simpospetro e Dieese.

Fonte: UGT