Sinsaúde convoca trabalhadores da Unimed para avaliação de proposta nos dias 20 e 21 de setembro

21/09/2023

 O Sinsaúde convoca os trabalhadores da Unimed Salto/Itu para comparecer à assembleia nos dias 20 e 21, das 5h30 às 8h, 11h às 13h e 16h às 19h, na porta do hospital, para conhecer e discutir a proposta da empresa sobre o Piso Nacional da Enfermagem. Na assembleia, de dois dias, os participantes votarão se aceitam ou não o reajuste de 8,32%, parcelado, nos salários de auxiliares, técnicos de enfermagem e parteiras para adequar os ganhos à lei. 

 
 
A Unimed deve seguir a decisão do STF sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7222), que determina o pagamento sob a jornada de 220 horas mensais. O Sinsaúde conquistou há mais de 20 anos a Jornada Especial de Trabalho, que estabelece 180 e 200 horas de trabalho mensais, bem menos do que o previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O Piso da Enfermagem será proporcional à jornada. Para atender a Lei 14.434/2022, a empresa oferece reajuste salarial de 8,32%, em duas parcelas. A primeira, de 4,16%, será paga em setembro e a segunda parcela, de 4,16%, será paga em dezembro.
 
A proposta também inclui o 13º salário dos profi ssionais com o reajuste. O piso proporcional do técnico passará a ser de R$ 2.720,45 e o de Auxiliar passar a ganhar, no mínimo, R$ 1.943,18. O presidente da subsede do Sinsaúde, Waldir de Marchi, reforça a convocação. “Participem e decidam sobre a proposta, analisando com os diretores sindicais se a mesma atende às necessidades da categoria. O Sindicato não decide nada sozinho, não deixem de opinar”, frisa. A votação dos profissionais ocorrerá através de cédulas disponibilizadas nos horários previstos, sendo contabilizada ao final para obter o resultado da decisão da categoria.  
 
Jornada Especial de Trabalho 
 
Uma conquista histórica do Sinsaúde é a Jornada Especial de Trabalho, que proporciona aos profissionais da Enfermagem, em toda a base do Sindicato, jornadas de 180 e 200 horas mensais. São 20 ou 40 horas a menos por mês, dependendo do profi ssional. “Um direito conquistado há cerca 30 anos com muita luta e que precisa ser sempre valorizado”, lembra o diretor Jurídico do Sinsaúde, Paulo Gonçalves. 
 
A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, destaca que este é um momento decisivo e reforça a importância da união dos trabalhadores. “A participação dos trabalhadores é fundamental para decidirmos em relação ao pagamento do Piso. Compareçam à assembleia e votem, precisamos da opinião de vocês!”, reforça.
 
Fonte: Sinsaúde Campinas

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa