Diretorias dos Sindicatos da Saúde de Rio Claro e Piracicaba recebem presidente da Federação

24/04/2024

Para os presidentes dos Sindicatos da Saúde de Rio Claro, Maria Hermann e de Piracicaba, Paulo César Richieri o encontro das respectivas diretorias com o presidente da Federação Paulista da Saúde, Édison Laércio de Oliveira, permitiu maior aproximação e um debate construtivo sobre as necessidades da categoria.

“Para nós foi bastante produtiva a reunião, pois o Édison sempre agrega com sua capacidade estratégica”, frisa Maria Herman . “O presidente esclareceu dúvidas, falou da importância de o trabalhador participar da vida sindical e das negociações coletivas”.

Paulo César Richieri é o mais novo presidente sindical da base da saúde e destaca o quanto a reunião trouxe de novos conhecimentos para ele próprio e sua diretoria. “Falamos bastante das dificuldades de negociação atuais e na organização que é necessário para que isso ocorra de forma competente e eficaz. Aprendemos com a longa experiência do Édison”, salienta.
Outros assuntos foram abordados nas reuniões como a ação das OSs que estão tomando conta da Saúde Publica, a necessidade de negociação Coletiva para melhorar salários e benefícios e a novela do piso Nacional da Enfermagem que frustrou toda a categoria. Também na pauta as eleições para renovação da diretoria da entidade.

As reuniões aconteceram nessa terça-feira, na sede das entidades sindicais e Édison agradeceu a recepção dos diretores sindicais pela oportunidade.

Édison frisou que a mobilização dos trabalhadores e o único caminho para a evolução salarial do setor. “Os trabalhadores devem ser taxativos na exigência de melhores salários e condições de trabalho. Isso fortalece a entidade sindical que se fortalecerá nas negociações”, destacou.

Ele voltou a afirmar que o “piso nacional da enfermagem”foi uma grande enganação e alertou que o benefício está praticamente morto por causa das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).  “A conquista do piso precisa vir da mobilização da categoria. Só assim, vamos conseguir algo de relevância em nível salarial”.

Próximos encontros
Edison Laércio de Oliveira está percorrendo as bases sindicais da saúde por todo o Estado. As reuniões estão na reta final, pois tiveram início no dia 9 e vão até 25 de abril. O encontro desta quarta-feira acontece na cidade de São José dos Campos, na sede da entidade, das 9 às 12h e a maratona se encerra na tarde de amanhã, em Campinas.