Trabalhadoras adotam a campanha "Santa Casa em Luto" contra a terceirização

30/04/2024

Doze funcionárias da cozinha da Santa Casa de Araraquara estiveram na sede do Sinsaúde em Araraquara, para tentar entender o processo de terceirização iniciado pelo hospital, após publicação de chamamento público de prestadores de serviço para o setor. 

 
Elas foram recebidas pela presidente da subsede, Claudete Defavere, e o encontro foi marcado por muita emoção. “Teve choro, medo e incompreensão sobre os motivos da iniciativa. Fomos juntas com estas mulheres guerreiras falar com provedor da Santa Casa e pedimos para ele pensar formas alternativas à terceirização”, conta Claudete.  
 
 
Uma das trabalhadoras, emocionada, disse ao provedor: “Estou em luto, provedor, e vou continuar honrando meus últimos dias de trabalho em luto”. O Sindicato acatou estas palavras e aderiu ao sentimento dos trabalhadores organizando a campanha “Santa Casa em Luto”. Os diretores entregaram fitas pretas aos trabalhadores do hospital e estão conscientizando a sociedade e as autoridades de Araraquara sobre os impactos no atendimento à população e nas vidas das trabalhadoras.
 
 
Segundo Defavere, o provedor Jeferson Yashuda argumenta que é ordem da Vigilância Sanitária. “Ele tem outros meios para deixar a cozinha da maneira que a vigilância pede”, afirma. 
 
 
O Sinsaúde protocolou ação, no dia 23, com pedido de liminar à Justiça do Trabalho para interromper o processo de terceirização e buscar saídas que não incluam demissão das trabalhadoras. A decisão tomada pela Irmandade de Misericórdia fere a cláusula 23 do Acordo Coletivo de Trabalho, que proíbe terminantemente todo e qualquer tipo de contratação de mão-de-obra por meio de terceiros”.
 
 
Para a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, se há outras soluções para o caso, o Sindicato e a cidade de Araraquara precisam saber. “Não podemos admitir demissão de trabalhadores e o desrespeito à norma coletiva assinada”, explica.
 
 
O chamamento público de prestação de serviço prevê elevação nos gastos com fornecimento de alimentos aos pacientes em mais de R$ 100 mil mensais.
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa