Sinsaúde e trabalhadores protestam contra a privatização da cozinha da Santa Casa de Araraquara

06/05/2024

O Sinsaúde em Araraquara realizou no dia 2 de maio uma grande manifestação pública contra a terceirização do serviço de cozinha da Santa Casa, que causará a demissão de 31 trabalhadoras e a precarização do serviço no hospital.

A diretoria do Sinsaúde e a militância distribuíram 2.500 cartas abertas e 1 mil laços de luto à população em frente a Santa Casa e nas ruas próximas, para mostrar o que acontece no hospital e pedir a solidariedade dos moradores da cidade.

Segundo a presidente do Sinsaúde em Araraquara, Claudete Defavere, a Santa Casa anunciou que as cartas convite enviadas para as empresas do setor serão abertas no dia 15 de maio.

“Os trabalhadores da Santa Casa estão de Luto por causa desse anúncio. Já entramos com ação processual contra a Santa Casa, pois Acordo Coletivo de Trabalho não permite a terceirização de serviços. Enquanto isso, estamos negociando com o provedor do hospital para interromper o processo de terceirização”, explicou Claudete.

A diretoria do Sinsaúde se reuniu com o provedor da Santa Casa, Jeferson Yashuda, que explicou que vai analisar melhor a situação juntamente com a diretoria do hospital.  “Pode ser que a terceirização não se concretize”, sinalizou.

Segundo o diretor sindical José Agusto de Sousa, a desculpa para a terceirização é um absurdo. “As exigências da Vigilância Sanitária para melhorias estruturais e de adequação dos alimentos, como temperatura, nada tem a ver com as tarefas diárias dos trabalhadores da cozinha. Esse argumento é absurdo! O Sinsaúde é contra qualquer terceirização”, disse.

A diretora Adriana Botelho explicou que as condições de trabalho devem ser dadas pelo hospital para que os trabalhadores cumpram as suas atividades com excelência. “Para que as refeições dos pacientes fiquem na temperatura correta para servir é necessário recipientes adequados e para o armazenamento se usa a câmara fria e isso o hospital já tem. Não existe justificativa para a terceirização que, aliás, vai contra a nossa luta por direitos trabalhistas”, afirmou.

Fonte: Sinsaúde Campinas e Região