A Secretaria Nacional da criança e do adolescente da UGT e Diretora da Federação dos Bancários do Paraná , Iara Freire esteve representando essas entidades no WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O BRASIL COMO PAÍS PIONEIRO DA ALIANÇA 8.7, realizado entre os dias 26 e 27 de junho de 2024, na sede da OIT, na cidade de Brasília/DF.
Participaram ainda da mesa de abertura o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes Corrêa, o procurador-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a secretária Nacional de Política de Cuidados e Família, do MDS, Laís Abramo, e a secretária Executiva da Conatrae, do MDHC, Andréia Minduca.
“Hoje é um momento histórico, porque damos início à elaboração do roteiro para o Brasil se tornar um país pioneiro, e ao fazê-lo, se compromete, perante a comunidade internacional, a liderar esforços para alcançar a Meta 8.7. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório e a abolição efetiva do trabalho infantil são dois dos cinco Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, os quais sabemos serem essenciais para o alcance da Justiça Social.”, disse Vinícius Pinheiro, diretor do Escritório da OIT para o Brasil, ao abrir o evento.
A Aliança 8.7 é uma iniciativa global que busca a cooperação entre países, organizações internacionais e a sociedade civil para alcançar a Meta 8.7 da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta meta refere-se ao fim do trabalho infantil, do trabalho forçado, do tráfico de pessoas e da escravidão moderna.
O Workshop foi realizado a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o apoio técnico da OIT. Seu objetivo é elaborar o Roteiro de Planejamento Estratégico para que o Brasil alcance a Meta 8.7, estabelecendo prioridades, ações-chave, responsabilidades e um cronograma para acelerar a erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo até 2030.
A UGT, é parte integrante, como representante dos trabalhadores, nos grupos de trabalho, que integram os países da América Latina e Caribe, tendo como objetivo trocar experiências sobre as atividades relacionadas a erradicação do trabalho infantil.
Fonte: UGT