A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) abrirá pré-inscrições em 16 de setembro para o curso Big Data e Estatísticas Públicas, turma de 2024. O curso tem o objetivo de apresentar e discutir o uso de dados e métodos alternativos para a produção de estatística a partir das melhores práticas atuais ao redor do mundo. Os interessados devem acessar o site https://ence.ibge.gov.br/index.php/trilhas/cdbdia, que fornece mais informações sobre o curso. O link para o formulário de pré-inscrição será disponibilizado a partir das 9h de 16 de setembro (segunda-feira) e ficará disponível por uma semana, até as 9h do dia 23.
São oferecidas 60 vagas, que serão distribuídas por Grande Região, por sexo e por público interno e externo. A ordem de inscrição é um dos critérios de desempate para a seleção. É exigido nível superior completo.
Com carga horária de 45 horas, o curso terá início em 22 de outubro e duração de sete semanas, até 5 de dezembro. Inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) às terças e quintas, das 10 às 12h, e atividades assíncronas (leitura e pesquisa). A professora Andrea Diniz da Silva (ENCE/IBGE) é a responsável pelo curso, que vai oferecer conteúdo conceitual e analisar casos reais em desenvolvimento pela academia e por organismos nacionais e internacionais. Os principais temas abordados incluem:
- O que é big data: conceitos, definições, tipos e fontes
- Big data e a Agenda 2030
- Confidencialidade e privacidade
- Casos com o uso de web scraping, imagens de satélite, dados de telefonia móvel e outras fontes e tipos de big data.
- Formulário de pré-inscrição (link disponível das 9h de 16/09 às 9h de 23/09/2024)
- Primeira chamada (lista publicada em 30/09 para inscrições por e-mail até 02/10/2024)
- Segunda chamada (lista publicada em 07/10 para inscrições por e-mail até 09/10/2024)
- Matriculados na primeira turma (lista publicada em 14/10/2024)
Introdução à Ciência de Dados
O curso exige nível superior completo e é voltado para quem busca entender os fundamentos e a aplicabilidade da ciência de dados no mundo real. Com carga horária de 45 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Fonte: IBGE