É preciso focar na busca por uma vida saudável, quer seja nos aspectos físico e mental. Este foi um dos focos da palestra conduzida pela psicóloga Suzane Carvalho, no projeto Cuidar e Tratar na Base, que consiste em “Cuidar de Quem Cuida”. A palestra “A Importância do Autocuidado em Saúde Mental”, foi realizada sexta-feira em sala na Santa Casa de Bariri. Quase 20 trabalhadores da saúde participaram.
Suzane realiza há cerca de dois meses atendimento a trabalhadores da saúde na Santa Casa de Bariri – atualmente, sete trabalhadores são atendidos por ela. Nesta sexta, além da psicóloga, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região levou podóloga para atendimento.
“Está sendo muito bem recebido esse projeto do Sindicato da SaúdeJaú”, diz a presidente do Sindicato, Edna Alves. “Temos de cuidar da saúde dos profissionais, que estão com uma série de problemas no trabalho ou em casa e isso afeta a vida deles.”
PALESTRA
Em relação à palestra, a psicóloga Suzane disse que evitou falar de suicídio, de quantos profissionais da saúde morrem por causa de doenças mentais. “Esse bate-papo é para enaltecer a vida”, ressaltou. Falou sobre a importância de procurar ajuda especializada, de aprender a dar valor a si próprio e a se cuidar. “Sua vida importa, tem valor, por mais que se sinta desvalorizada”.
Suzane comentou que o trabalhador da saúde precisa olhar para si mesmo, cuidar dos problemas que o afeta e treinar todo dia para ficar bom nisso. Se for necessário terapia, que se faça terapia. “Tem trabalhador que tem medo de passar pelo psicólogo, medo de perder o emprego...”
Na palestra, ela disse que buscar ajuda não é demérito para ninguém e que tem de levar a saúde a sério. “Fiquem saudáveis para poderem atender ao próximo.”
Ela abordou a sobrecarga que as pessoas têm, com problemas em casa, com filhos, cônjuge, trabalho, família... “Sozinho não dá pra superar tudo isso”, alertou a psicóloga. “Em algum momento esse trabalhador vai precisar de ajuda”. Segundo ela, as vezes o colega que está ao lado não percebe que o amigo precisa de ajuda. O sindicato está dando essa ajuda com esse projeto na base.
Na palestra, Suzane Carvalho fez uma dinâmica, dando vários livros para uma funcionária da Santa Casa de Bariri segurar. Cada um deles ela chamava de “cinzas” que afetam as pessoas, como sobrecarga, medo, depressão, problemas na família, medo e outros... em dado momento, os livros pesaram demais e foram abaixo.
É o que acontece na vida de muitas pessoas: os problemas se avolumam até que essa pessoa desaba. Na dinâmica em Bariri, os colegas só observaram os problemas sendo colocados na colega. Ninguém se levantou para ajuda-la. Situação que se repete quando algum colega sofre de depressão e outros transtornos e ninguém oferece ajuda. Em alguns casos, os problemas vencem a busca pela vida saudável. Ai pode ser tarde demais.
CUIDAR E TRATAR - Toda sexta a equipe do Sindicato da Saúde está no hospital para fazer atendimento, que, a partir de agora, passa a oferecer também Auriculoterapia (novidade) e Podologia, mediante agendamento prévio. “A categoria da saúde pede socorro em silêncio. Temos de cuidar de quem cuida de todos nós.”
CUIDAR E TRATAR NA BASE
Atendimento na Santa Casa de Bariri toda sexta-feira
Psicóloga
4 sessões gratuitas
Auriculoterapia
4 sessões gratuitas
Podologia
1 procedimento de graça
Obs: Interessados devem fazer agendamento na sede do sindicato, por meio dos telefones (14) 98210-0880, 98233-0174 e 3622-4131, ou com nossa diretoria. Sessões gratuitas para sócios.
Fonte: Sindsaude Jaú