Sindicalismo celebra Dia da Luta Operária em SP

09/07/2025

Feriado no Estado de São Paulo, o 9 de Julho será marcado na Capital por um forte e amplo evento sindical. Trata-se do Dia da Luta Operária, data instituída pelo então vereador Donato (PT), a fim de fortalecer a história da classe trabalhadora e homenagear figuras importantes do sindicalismo nacional.
 
Local – O ato político será realizado na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Rua Cardoso de Almeida, 1.843, bairro do Sumaré, em São Paulo.
 
A Agência Sindical ouviu a jornalista e historiadora Maria Carolina Ruy, que coordena o Centro de Memória Sindical (CMS), uma das entidades promotoras do Prêmio.
 
Segundo Carol, “o Prêmio tem crescido a cada ano e vem obtendo apoio das Centrais, mostrando sua importância para a memória de dirigentes, técnicos, assessores e demais ativistas sindicais”.
 
Jornada – Um dos destaques será a histórica luta pela redução da jornada, hoje relacionada à reivindicação pelo fim da escala 6×1. Neste ano, celebram-se 40 anos da campanha salarial unificada, na cidade de São Paulo, que resultou na redução da jornada semanal de 48 para 44 horas.
 
Dieese – Outro tema será o aniversário de 70 anos do Dieese. Fundado em 1955 pelo movimento sindical, o Dieese chega à sétima década como referencial técnico e político que transcende o próprio sindicalismo. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com os trabalhadores, sendo mantido pelos Sindicatos.
 
Prêmio – O Prêmio José Martinez 2025 será entregue à socióloga e ex-diretora-técnica do Dieese, Heloísa de Souza Martins, e ao ex-ministro do Trabalho, Almino Afonso. Heloísa dirigiu o Dieese até 1968, período de forte repressão. Almino foi ministro do Trabalho em 1963, no governo Jango, e teve os direitos políticos cassados. Ele se destacou como interlocutor dos sindicalistas em momentos decisivos, como nas lutas lideradas pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) contra o Plano Trienal.
 
Ambos receberão o busto de José Martinez, criado pelo artista plástico Enio Squeff. O Troféu simboliza a resistência e homenageia o jovem sapateiro assassinado pela antiga Força Pública na greve geral que paralisou São Paulo em 9 de julho de 1917.
 
In memoriam – O evento também prestará homenagens a pessoas que deixaram importante legado ao movimento sindical: Newton Cândido (ex-assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo); Arcênio Rodrigues da Silva (Químicos de Osasco); Luiz Tenório de Lima (Laticínios de SP e fundador do Dieese); João Batista Gomes, o Joãozinho (Servidores Municipais de SP); Eduardo Pavão (jornalista e ex-assessor da UGT); Ronaldo Ferreira Martins (Correios do Rio de Janeiro); Guarino Fernandes (dirigente do Sindicato dos Ferroviários).
 
Homenagens especiais – Para Ana Martins (ex-vereadora), Dulce Muniz (ex-dirigente sindical) e a Paulo Cseh (ex-dirigente dos Têxteis de São Paulo)
 
O evento – Instituído no Município pela Lei 16.634/17, em memória da Greve Geral de 1917, o Dia da Luta Operária é iniciativa do deputado Donato – autor do projeto quando vereador – e das Centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CSP-Conlutas, Pública e Intersindical. Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, o Instituto Astrogildo Pereira, o IIEP e a Oboré.
 
Serviço – 9 de julho de 2025. A partir das 9 horas. Rua Cardoso de Almeida, 1.843, Sumaré – Sede da CTB.
 
Fonte: Agência Sindical

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa