As seccionais paulistas das Centrais Sindicais e o Dieese se reuniram quinta (7), em SP, para debater a agenda legislativa. Iniciativa visa ajustar a atuação do sindicalismo na Alesp.
Participaram CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Intersindical e Nova Central no Estado de SP. Fernando Lima e Victor Pagani representaram o Dieese, que atuará no suporte técnico.
Será criada Comissão das Centrais, que reunirá as reivindicações e visitará deputados estaduais. Base é a Pauta da Classe Trabalhadora, com adaptações ao contexto do Estado.
Amauri Mortágua, presidente da UGT-SP, explica a iniciativa. Ele diz: “Nossa ideia é ter um norte comum, aproveitando o trabalho que as Centrais realizam junto aos Sindicatos filiados. A unidade do movimento sindical é necessária diante de um cenário cada vez mais avesso às demandas da classe trabalhadora”, afirma.
Reivindicações – Regulamentação da negociação coletiva, enfrentamento da pejotização, garantia de direitos para trabalhadores de aplicativos, redução da jornada sem redução salarial, entre outras. Algumas das pautas são de responsabilidade do Executivo e do Judiciário, com os quais o grupo também pretende dialogar.
Encontro – Próxima reunião será no dia 14, novamente na sede do Dieese. Na ocasião, a comissão terá sua composição divulgada e iniciará formalmente o seu trabalho.
Fonte: AgÊncia Sindical