Liderança, comunicação e o anúncio do fim da campanha salarial 2025 marcam o terceiro dia de capacitação da diretoria

15/08/2025

“Liderar é estar com as pessoas, não é mandar, mas influenciar de maneira que todos trabalhem juntos”. A frase, combinada com a do pastor Martin Luther King Jr., líder dos movimentos civis nos EUA, “Eu tenho um sonho”, resumiram as lições ministradas neste terceiro dia de capacitação da diretoria do Sinsaúde, gestão 2025-2030, que acontece na Colônia de Férias da Federação Paulista da Saúde, em Praia Grande. Dia que fechou em grande estilo com o anúncio feito pelo presidente, Edison Laércio de Oliveira, da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho com o patronal Sindhosp, encerrando a Campanha Salarial 2025.
 
A Comunicação entre o Sindicato e a categoria também foi tema nesta quarta-feira (14), com um aprofundamento do debate sobre os meios utilizados pela entidade, as formas comunicacionais, relacionamento interpessoal confiável da liderança sindical com as bases.
 
“O líder sindical”, afirma o professor Mário Lopes, “deve ser um exemplo para os trabalhadores, estar livre de preconceitos e estar com os ouvidos atentos para entender a categoria”, explica. Um dos tantos conhecimentos reforçados pelo expositor, é que sindicalismo é gostar das pessoas e é responsabilidade do dirigente sindical representar e negociar com conhecimento, capacitar-se, mobilizar pautas com clareza e inspirar confiança.
 
Direito e Homologação
 
O advogado Fábio Oliveira ministrou dentro da programação uma palestra sobre leis trabalhistas, homologações e rescisões contratuais para os diretores novatos e aprofundou os conhecimentos para os veteranos.
 
A aula avançou sobre os conceitos jurídicos, tipos de contratos e de rescisões, cálculos de remunerações e benefícios, mas também ressaltou a grande importância da vigilância sobre o cumprimento dos acordos e convenções assinadas. “O Sindicato está sempre atento ao cumprimento dos direitos. A reforma trabalhista tirou dos sindicatos a obrigação das homologações, mas é muito importante que o trabalhador seja informado dos seus direitos e que traga a rescisão para o Sindicato fazer a conferência se está tudo correto”, avisa.
 
Para o experiente diretor sindical, Otoniel de Matos, é muito importante manter um relacionamento próximo e de confiança com a base. “Nunca podemos deixar os trabalhadores sem resposta”, ensina.
 
Diretrizes estratégicas
 
Outro importante momento do treinamento da diretoria foi a apresentação do professor Ricardo Rego, que destacou as diretrizes estratégicas institucionais da entidade. O professor falou sobre a missão do Sinsaúde de defender de forma eficiente os trabalhadores na sua área de abrangência.
 
Ele também relatou as conquistas que a diretoria tem alcançado em sua organização, além da importância de colocar em perspectiva o aprimoramento de mecanismos para ouvir mais o trabalhador, zelar pela humanização cada vez maior do atendimento e intensificar a presença nos hospitais, clinicas e laboratórios onde estão os representados pelo Sindicato.
 
Campanha Salarial
 
Já no final da tarde, toda a diretoria foi reunida no salão de eventos da Federação para o grande anúncio da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada como Sindhosp, sindicato representante de hospitais, clínicas e laboratórios particulares. A CCT garante o reajuste salarial de 5,20% para milhares de trabalhadores, reajusta a cesta básica em mais de 12%, para R$ 250, além de manter benefícios conquistados por mais um ano.
 
O presidente do Sinsaúde, Edison Laércio de Oliveira, ao lado da vice, Juliana Machado, e do diretor Jurídico, Paulo Gonçalves, anunciaram o fim da campanha salarial 2025, com comemorações efusivas de toda a diretoria presente, 84 dirigentes que representam mais de 80 mil trabalhadores em 172 cidades de abrangência do Sinsaúde. “Estamos encerrando as negociações coletivas com a assinatura da convenção Sindhosp. Terminamos com um bom resultado esta campanha, com todos os acordos coletivos e convenções assinadas. Parabéns a toda a diretoria”, afirmou sob aplausos e vibração.
 
“Este é o dia mais feliz do ano pra mim. A assinatura desta última convenção é um marco para a luta aguerrida que foi esta campanha e demonstra a grandeza do Sinsaúde”, destacou Paulo Gonçalves.
 
Emocionada, a vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Machado, comemorou a conclusão de uma campanha difícil, mas vitoriosa. “Nós representamos uma categoria muito especial e vamos continuar levando a mensagem de que é possível lutar e conquistar um novo mundo para os trabalhadores”, discursou, lembrando a frase inicial de Luther King. 
 
O fim do anúncio foi marcado pelo grito que embalou toda esta campanha salarial: “Esta luta é minha, é sua, é nossa!”.
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa