O Ministério da Saúde promove em agosto a 5º Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento, cuja última edição aconteceu há mais de 10 anos, marca a retomada do debate sobre as políticas públicas voltadas à saúde laboral e representa importante momento de avaliação e definição de diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. O tema será “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
A Conferência é um espaço estratégico para a formulação e avaliação de diretrizes que orientam as ações do Estado no campo da saúde da classe trabalhadora. Nessa edição, trará debates divididos em três eixos principais: 1) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; 2) as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e 3) participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
O evento deve reunir especialistas, gestores, sindicatos, trabalhadores e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta que ganha urgência diante das transformações no mundo do trabalho e dos desafios enfrentados pela saúde pública brasileira.
Histórico
A 1ª CNST foi realizada em 1986. Ainda sob a concepção de “saúde e segurança dos trabalhadores”, refletia a influência do movimento sanitarista e da 8ª Conferência Nacional de Saúde. Mesmo antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, a Conferência já defendia a formulação de uma política nacional específica que abordasse questões como o diagnóstico da saúde e segurança dos trabalhadores, a construção de alternativas de atenção e o delineamento de diretrizes para uma política pública nacional.
Fonte: Dieese