Câmara de Campinas realiza audiência pública sobre violência contra trabalhadores da Saúde

18/11/2025

O Sinsaúde convoca sua diretoria e os trabalhadores da saúde de Campinas e região para audiência pública sobre o “Enfrentamento à violência contra os profissionais da saúde”, que ocorrerá nesta terça-feira, 18 de novembro, das 9h às 12h, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas. O Sindicato lançou junto com a Federação Paulista da Saúde a campanha Saúde, SIM, Violência, NÃO, para combater a onda de violência que tem crescido dentro de unidades de saúde contra os profissionais. 
 
A campanha da Federação e do Sinsaúde, em nível estadual, tem o objetivo de conscientizar a população e as autoridades para a necessidade de medidas urgente para evitar novos casos de violência. A atividade em Campinas se soma aos esforços de popularizar o tema e discuti-lo nos espaços de decisão. 
 
Para o presidente de ambas as entidades, Edison Laércio de Oliveira, a insatisfação com a ineficiência dos serviços, como demora no atendimento, falta de médicos e medicamentos, entre outros, não pode ser descontada nos trabalhadores, que são a linha de frente dos cuidados tanto no setor público quanto privado e filantrópico. “Essa insatisfação, que não deve nunca se transformar em violência, deve ser canalizada aos setores competentes, como a direção dos hospitais e dos órgãos públicos responsáveis pela saúde no país, qual seja, secretarias municipais e estaduais de Saúde, prefeitos, conselhos municipais e estaduais de Saúde e Ministério da Saúde”, aconselha.
 
A diretora de Comunicação do Sinsaúde, Adriana Botelho, explica que a mensagem “Saúde, SIM! Violência, NÃO!” está sendo difundida em flyers, botons, cartazes e campanhas nas redes sociais. Também serão produzidos vídeos com depoimentos de profissionais para as redes sociais e entrevista no podcast “Vozes da Saúde”. “O objetivo é promover com a diretoria do Sinsaúde farão mobilizações nas unidades, distribuindo folhetos e botons, além de atos públicos contra a violência a profissionais da saúde”, conta.
 
Violência contra trabalhador ganha mídia
Uma série de ocorrências de agressões contra trabalhadores têm ganhado à mídia nos últimos meses. O Fantástico, dominical da TV Globo, em agosto, colheu vídeos e depoimentos de vários casos no Brasil.
 
Em setembro, houve quatro agressões em unidades de Araraquara registradas pelo noticiário local. No dia 6 de outubro, o Sinsaúde acompanhou um caso no Hospital Hapvida de Limeira, envolvendo um idoso com uma arma de airsoft, que fez pelo menos três reféns entre os funcionários. A ocorrência foi atendida pelo BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia). No dia 17, outro episódio de agressão foi registrado no mesmo hospital. 
 
No dia 3 de novembro, a subsede do Sinsaúde em Limeira organizou um ato de protesto, em frente ao Hospital, contra a violência e dando início à campanha Saúde, SIM, Violência, NÃO!
 
Lembrete
Audiência Pública na Câmara Municipal de Campinas
Tema – Enfrentamento à Violência Contra os profissionais da Saúde
Data – 18 de novembro
Horário – 9h às 12h
Local – Plenário Principal da Câmara Municipal de Campinas, av. da Saudade, 1004, Ponte Preta, Campinas – SP.
 
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa