Diap faz levantamento das 100 cabeças do Congresso Nacional

17/12/2025

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo1, destacam-se, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
 
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, com prazo de avaliação até o mês de junho de 2025. Assim, quem esteve licenciado para assumir cargos fora do Parlamento este ano, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes de 2025, os deputados que estão licenciados do mandato, cumprindo missão no Poder Executivo:
 
1) ministros de Estado: deputados Alexandre Padilha (PT-SP), André Fufuca (PP-MA), Marina Silva (Rede-SP), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Teixeira (PT-SP) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). E os senadores Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE) e Renan Filho (MDB-AL);
 
2) secretário de Estado: deputado Afonso Florence (PT-BA); e
 
3) licenciado do mandato para tratar de interesses particulares: deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
 
Na Câmara dos Deputados, alguns parlamentares assumiram o mandato após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que revisou a regra aplicada nas eleições de 2022 para o cálculo de distribuição das sobras eleitorais. Entre os empossados, destacase o ex-senador e ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que garantiu vaga na Câmara, e reúne condições políticas para integrar a elite do Congresso, mas não constará na edição deste ano pelo curto período de exercício do mandato na Casa.
 
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso em 2025, 70 são deputados, e 30 são senadores. Desses, 20% são novos em relação aos “Cabeças” de 2024.
Dos 20 novos, 16 são deputados, e 4 são senadores.
 
 
 
Fonte: Diap
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa