Sinsaúde defende audiência pública na Câmara de Americana para debater violência contra trabalhadores

05/02/2026

O presidente da subsede do Sinsaúde em Americana, Roberto Resende, e os diretores Otoniel Matos e Olavo Mendes estiveram na Câmara Municipal de Americana, nesta terça-feira (3), para defender a realização de uma audiência pública com intuito de debater a violência contra trabalhadores da saúde em seus locais de trabalho. A iniciativa faz parte da campanha Saúde SIM. Violência NÃO! encampada em parceria com a Federação Paulista da Saúde em todo o estado de São Paulo. 
 
 
Por meio de requerimento do vereador Juninho Dias, a diretoria do Sinsaúde teve a oportunidade de solicitar, da tribuna do Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a realização da audiência. O diretor Otoniel apresentou a campanha, mostrou números das agressões e exibiu vídeos com depoimentos, entre eles o da vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Machado. Material informativo e botons também foram distribuídos entre os vereadores. O requerimento apresentado ganhou as assinaturas necessárias para ser encaminhado à pauta da próxima sessão, dia 10, e ser votado. Assim que aprovado, será agendada uma data para a realização da audiência pública. 
 
 
“A iniciativa do Sinsaúde conseguiu unir a opinião de vereadores de diferentes partidos para a realização da audiência pública, que é muito importante para conscientização não só da população e das autoridades, mas também para encontramos soluções que melhorem as condições de trabalho dos profissionais da saúde”, afirma o presidente da subsede, Roberto Resende. 
 
 
Proposta une situação e oposição
Dados da pesquisa do Cofen apontam que 8 em cada 10 trabalhadores da saúde já sofreram algum tipo de violência física, verbal, moral ou psicológica. Cerca de 15% das vítimas denunciaram e a maioria é mulher, o que amplia o contexto da violência e dificulta a apuração. Para Otoniel, a maioria dos problemas que ocorrem nas unidades de saúde está relacionado à demora no atendimento médico. “O trabalhador é a linha de frente e precisamos encontrar meios de evitar que as circunstâncias levem a agressões contra as profissionais”, afirma. 
 
 
A proposta uniu opiniões de parlamentares de diferentes matizes. O vereador Gualberto Amado (PDT) defendeu a realização da audiência e destacou a importância de se discutir as condições estruturais de atendimento dos hospitais para diminuir a pressão. “Alguns fatos levam à revolta. É preciso humanização no atendimento”, avalia. 
 
 
O autor da proposição, vereador Juninho Dias (PSD), destacou a importância de defender os trabalhadores da saúde. “Sem vocês à frente não temos ninguém para atender nos hospitais”, lembra. A vereadora Professora Juliana (PT) também apoiou a realização da audiência. “Que bom que temos pessoas engajadas em discutir a saúde e a segurança que estão expressas na NR-1, que manda as empresas criarem planos de gestão”, expõe. Os vereadores Fernando da Farmácia (PSD), o presidente da Câmara, Leo da Padaria (PL), Leonora Périco (PL) e Renan de Angelo (Podemos) também apoiaram a realização da audiência. O vereador Levi Rossi (PRD) afirmou que a iniciativa tem impacto regional, tendo em vista que “os hospitais de Americana são importantes também para as cidades vizinhas”. A proposta já tem as assinaturas necessárias para a ir à votação. 
 
 
Para o presidente da Federação Paulista da Saúde e do Sinsaúde, Edison Laércio de Oliveira, a campanha Sinsaúde SIM. Violência NÃO! ganha força. “Diversos sindicatos já aderiram à campanha, fizemos debates em Campinas e Limeira e estamos organizando em outras cidades, como Jundiaí e Americana. O objetivo é discutir o problema com a sociedade e encontrar caminhos que acabem com as agressões contra os trabalhadores da saúde, que antes eram considerados heróis e agora são vítimas. Vamos eliminar este absurdo contra quem cuida, é necessário o envolvimento do poder público”, explica.
 
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa