A campanha “Sinsaúde Sim, Violência Não!” ganhou força junto à Câmara Municipal de Itapira, que agendou para o dia 17 de março, das 14h às 16h, audiência pública para discutir a violência que atinge os trabalhadores da saúde. A Câmara de Americana também realizará uma audiência pública, a data ainda está sendo definida.
A data da audiência foi acertada pela diretora sindical Tina Rodrigues com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Sartori. O evento tem o objetivo de ampliar o debate, dar visibilidade ao problema e buscar soluções por meio da criação e do fortalecimento de políticas públicas e leis voltadas ao combate da violência no ambiente de trabalho.
Durante a audiência, trabalhadores da saúde farão relatos sobre episódios de violência vividos no exercício da profissão.
De acordo com a diretora sindical, a participação da categoria é fundamental para expor a realidade enfrentada nos locais de trabalho. “A audiência é importante para dar visibilidade ao problema na sociedade. Não podemos nos calar. Precisamos falar sobre o que está errado”, destaca.
Ainda segundo Tina, a audiência contará com uma palestra da Guarda Municipal e diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapira, Ednúbia Brito de Sousa.
Audiência em Americana aguarda data
A Câmara Municipal de Americana aprovou o requerimento apresentado pelo Sinsaúde para a realização de uma audiência pública com o objetivo de conscientizar a sociedade e cobrar medidas efetivas de proteção aos profissionais da saúde. Agora, o Sindicato aguarda a definição da data para a realização do debate.
A iniciativa pretende divulgar e aprofundar as discussões sobre a campanha “Saúde SIM. Violência NÃO!”, desenvolvida pelo Sinsaúde em parceria com a Federação Paulista da Saúde.
O pedido foi protocolado no dia 3 de fevereiro pelo presidente da subsede do Sinsaúde em Americana, Roberto Resende, acompanhado dos diretores Otoniel Matos e Olavo Mendes, durante visita à Câmara Municipal.
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região